Governo de Rondônia
26/04/2024

INCENTIVO AO DESPORTO

Sem custo de passagem, atletas e paratletas de Rondônia podem participar de competições nacionais e internacionais

14 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Muitos atletas e paratletas aderem ao esporte na escola. Esse é um dos passos que muitos deles buscam para competições nacionais. Mas esta é uma etapa que acontece na juventude. Quando eles passam para o esportes de alto rendimento, em alguns casos, não possuem patrocinadores, e passam a custear quase todo o seu processo dentro do esporte, como o descolocamento. Viagens que podem sair caras, dependendo do lugar do evento.

Rodnei Paes com a delegação que representará Rondônia nos Jogos

Rodnei Paes com paratletas que receberam passagem para competições esportivas

Atendendo à necessidade dos atletas e paratletas, o governo de Rondônia incluiu no Programa de Desenvolvimento do Desporto de Rendimento (Proder) a aquisição de passagens para os atletas dos 52 municípios do estado que pretendem participar de competições nacionais e internacionais.

O Proder está vigente desde 2013, e através dele são fomentados os Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR). Como o programa beneficia o esporte de alto rendimento, foi adaptado para os competidores adquirirem as passagens para disputas em outros estados e possivelmente outro País.

A partir da publicação da portaria 06/2017 no diário oficial, os interessados que visam competições esportivas podem adquirir as passagens para as competições, como Jogos Olímpicos, Paralímpicos, Pan-americano, Sul-americano e Mundiais.

Para adquirir as passagens junto à Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) os interessados devem ser filiados ou vinculados a alguma federação esportiva de Rondônia, estar em plena atividade esportiva, comprovação de inscrição do evento, declaração com o comprometimento de inserção no Proder e a programação da competição.

O pedido deverá ser feito pela federação demonstrando classificação, ranking do atleta ou paratleta com cópia dos documentos pessoais. A solicitação deve ser protocolada com todos os documentos no prazo mínimo de 30 dias para viagens nacionais e 45 para saídas internacionais.

Segundo o titular da Sejucel, Rodnei Paes, esse comprometimento do estado busca elevar o desempenho dos atletas e paratletas rondonienses. “As federações devem ficar atentas para a importância da competição e aos prazos de desistência, pois a falta de compromisso pode acarretar custo para o competidor e federação”, disse.

Em casos excepcionais, o atleta ou paratleta deverá justificar sua desistência. Se por ventura queira mudar o horário, ele arcará com as taxas. Caso não embarque e não justifique, o atleta arcará com todos os custos realizados pela Sejucel e ainda ficará impossibilitado de receber o recurso durante dois ano.

Saiba mais:

Federações deverão emitir Certificado de Registro de Entidades Desportivas para participação nos Jogos Intermunicipais de 2017

Iniciada segunda etapa da vistoria para cidade sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Leandro Morais
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Esporte, Governo, Inclusão Social, Lazer, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo