INFRAESTRUTURA

Semana da Água inicia nesta segunda em Rondônia com foco na redução do desperdício

13 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Faixa alusiva a Semana da Água alerta população sobre o cuidado com a água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) inicia nesta segunda feira (16) a Semana da Água em Porto Velho e demais municípios de Rondônia.

Segundo as integrantes da comissão organizadora do evento, Alessandra Rodrigues e Patrícia Rolim, o foco principal é conscientizar a população sobre a utilização e o consumo da água tratada. “A programação seguirá com  premiação, palestras, visita à Estação de Tratamento da Água, pit stops e caminhada”, afirmou Alessandra.

Para a superintendente regional da Caerd, Lilian Lima Lucena, a semana da água realizada em Porto Velho será de grande relevância para a companhia. “O índice de desperdício de água, segundo os relatórios, é alto em todo o Estado e com esse evento vamos ter a oportunidade de conscientizar mais a população”, disse.

Conforme Lilian Lucena, cerca de 50% dos bairros são atendidos pela Caerd com água tratada. “A Caerd tem um projeto para atender 100% da capital, isso será possível com recursos federais juntamente com o governo de Rondônia”, comentou.

O abastecimento da capital, Porto Velho, é feito com captação da água feita no rio Madeira e no igarapé Bate Estaca. “A água é captada e passa por duas Estações de Tratamento uma fica localizada no bairro Triângulo e a outra na Estrada do Santo Antônio”, explicou a superintendente regional. Ela afirmou que atualmente o abastecimento de água nos bairros está normalizado.

DESPERDÍCIO

Lilian relata que a Caerd fará um convênio com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesdec), em que haverá uma fiscalização para detectar irregularidades nas residências (gatos). “A fiscalização será registrada por fotografias e o usuário que estiver auto religado automaticamente vai responder processo. Segundo um levantamento preliminar,  em torno de 15% dos usuários atendidos pela Caerd estão em situação irregular, gerando em torno de 15% a 20% de prejuízo financeiro para a Caerd”, ressaltou.

Texto: Cíntia Xavier
Fotos: Esio Mendes