Governo de Rondônia
18/04/2024

Esporte

Semana de Ciência e Tecnologia valoriza esporte em Rondônia

27 de outubro de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

2Mais de cinco mil pessoas visitaram e participaram das atividades oferecidas durante quatro dias na II Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rondônia, encerrada no último domingo (27), em Porto Velho. Shows culturais, sorteios de equipamentos eletrônicos, palestras, exposições e prática esportiva fizeram parte da programação do evento.

Coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Consórcio Santo Antônio Energia, a programação contou com mais de 50 entidades envolvidas.

Em todas as atividades foi possível perceber Ciência, Saúde e Esporte, áreas que representaram o tema da 10º edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em mais de 500 cidades brasileiras e que insere a Mostra de Rondônia. A área escolhida para a apresentação do evento, o Complexo Poliesportivo Deroche Pequeno Franco, ao lado do Ginásio Cláudio Coutinho, foi proposta para valorizar as pessoas que praticam atividades desportivas e de lazer no espaço, podendo, inclusive, assistir à mostra que reuniu 16 estandes, quatro salas de palestras, além de tendas com exposição dos mais variados produtos. A população continuou fazendo caminhadas e praticando atividades físicas na academia ao ar livre, conforme o propósito do local.

A inclusão de um espaço voltado para sustentabilidade e reciclagem de pneus, com Jogos de Argola, Circuito de Obstáculos, Jump para uso ao ar livre, entre outras modalidades, complementou o ambiente esportivo escolhido para o evento, graças à parceria com a Associação ‘Tribo do Mato’. Já a Amazônia Adventure incrementou com uma programação mais radical, disponibilizando paredes de escalada com sete metros de altura, além da torre de tirolesa com 50 metros de queda livre.

AUÊ CULTURAL

Uma das quadras de esporte do Complexo foi palco de grandes manifestações culturais marcadas pela diversidade de estilos artísticos.  Cada dia o público foi surpreendido com um novo gênero. A apresentação do Grupo Folclórico da Melhor Idade do Centro de Convivência do Idoso (CCI) foi destaque. A disposição do grupo foi exemplo de saúde para quem prestigiou o trabalho.

A Orquestra Sinfônica da Escola de Artes Daniel Neri, também emocionou o público. A apresentação incluiu músicas clássicas, populares, chorinhos e um repertório nordestino, agradando todos os estilos.

Empolgação foi o que marcou o festival Hip Hop cultural promovido pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz).  A ideia foi apresentar o Projeto de prevenção às drogas através do movimento Hip Hop.

O público gospel não ficou de fora da programação.  A apresentação da Banda RTA despertou a fé dos presentes com músicas que falaram do compromisso e restauração.

Também se apresentaram o Balé Clássico da Escola de Dança da Associação São Tiago Maior; Academia de Dança do SESI; Companhia de Dança Giselle Medeiros; e o grupo Yaporanga.

AMPLA PROGRAMAÇÃO

O público que prestigiou o evento também teve oportunidades de participar de palestras nas áreas de inovação, esportes, assistência social, pedagogia, saúde e beleza.

A parceria com o Consórcio Santo Antônio Energia, contemplou 70 estudantes com equipamentos eletrônicos. Tablets, Pen drives, Netbooks, Impressoras, HDs Externo, Caixas de Som, Celulares, WebCams e MP3 fizeram parte das premiações. Os sorteios foram realizados todos os dias, a cada meia hora, nos intervalos das apresentações do AUÊ cultural.

Para a gerente de Ciência, Tecnologia & Inovação da Seplan, Ana Maria Moura, o evento atingiu expectativas e alcançou o objetivo traçado. “A população teve a oportunidade de desfrutar de momentos de lazer e conhecimento. As instituições ali presentes apresentaram os avanços empregados nos serviços desenvolvidos. Houve interação entre  instituições públicas e privadas, criando oportunidades de integração espontânea entre os visitantes”, ressaltou a gerente.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Esporte, Governo, Lazer, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo