Governo de Rondônia
16/04/2024

EVENTO CULTURAL

Semana de Museus é aberta no Museu da Memória Rondoniense com exposição do acervo de artes plásticas do estado

14 de maio de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Pela primeira vez, 14 obras do acervo de artes plásticas de Rondônia serão expostas no Museu da Memória Rondoniense. O acervo conta com mais de 100 obras. Nem sempre uma exposição mostra um avanço nos diferentes trabalhos artísticos, mas isso pode ser visto na exposição “Arte e Memória” que fica aberta a partir dessa segunda-feira (14), no museu, em Porto Velho e será exposição de longa duração sem data para encerrar.

Obra “Ostensório” do artista plástico Afonso Ligório é a mais antiga do acervo

A Semana de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), de 14 a 20 de maio, em virtude do Dia Internacional de Museus, que é comemorado no dia 18. Na semana de realização, mais de mil museus de todo o Brasil oferecem atividades como palestras, oficinas, exibição de filmes e exposições especiais, como é o caso da “Arte e Memória, exposição que se encontra na capital rondoniense.

Uma das obras que estão sendo expostas, é do artista plástico Afonso Ligório, a obra Ostensório, que segundo a diretora do museu, Ednair Rodrigues é a obra mais antiga do acervo. “A exposição foi montada em análise ao acervo do estado e a partir das obras que são voltadas a regionalização do estado”, fala Ednair. Os responsáveis pela montagem são os artistas plásticos Geraldo Cruz e João Zoghbi.

No salão principal do museu também podem ser vistas as obras o Bailarino, Batuqueira, Castanheira, Catedral Forte Príncipe, Estrada de Ferro (duas obras com esse nome), Estivador, Mulher Sentada, Pássaro, Ostensório, Pesca no Igarapé, Prédio do Relógio, Rondônia nos Trilhos e Seringueiro.

Todas as obras são de artistas rondonienses que retratam a história do estado. O museu é gerenciado pela Fundação Cultural do Estado de Rondônia e possui horário de visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e para os finais de semana é preciso solicitar pelo e-mail: agendamento.mero@funcer.ro.gov.br ou pelo telefone (69)9 8446-0062.

Leia mais:

 Fósseis de preguiça gigante e mastodonte parente do mamute serão doados ao Museu da Memória Rondoniense

 Museu da Memória Rondoniense é criado por meio de decreto pelo Governo de Rondônia

 Conselho de Desenvolvimento de Rondônia aprova quase R$ 7 milhões para museu e fomento às pequenas empresas   


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Maximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Evento, Governo, Inclusão Social, Lazer, Rondônia, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo