Governo de Rondônia
28/03/2024

COMEMORAÇÃO

Semana do agricultor e produtor rural inicia com café da manhã e diversas atividades ao longo da semana

25 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A agricultura mantém a economia de Rondônia forte e ativa

 

No mês de julho é celebrado o reconhecimento e a importância do homem do campo. No dia 25 é comemorado o Dia do Produtor Rural, e, no dia 28, o Dia do Agricultor. Ambas as atividades desenvolvidas por essas famílias pertencem a agropecuária, setor primário da economia, que mantém viva a tradição milenar do cultivo da terra e de animais, responsável pelo superávit econômico da pauta de exportação de vários países, e do Brasil.

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater –RO), Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri) e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) iniciaram a semana alusiva recepcionando cerca de 150 famílias da agricultura familiar com um café da manhã oferecido aos produtores e agricultores rurais nesta terça-feira (23), na Associação dos Servidores da Emater (Asser). Na oportunidade ocorreu, também, a entrega de alimentos do Programa de Aquisição Alimentar (PAA).

A produtora de mandioca, Ana Luíza, participa de programas de incentivo do governo, como o PAA

Ana Luiza Leocádia praticamente nasceu na terra, como costuma dizer. “Eu aprendi tudo com meus pais. Em 1945 eles foram para o seringal e lá a gente plantava arroz, feijão, macaxeira, banana, de tudo um pouco”. A produtora cresceu, e não perdeu as raízes. Hoje continua a tradição da família, plantando milho, abóbora, e vários tipos de hortaliças. Além de produtora, ela é também mãe, vendedora, avó e cozinheira, sabe fazer diversos tipos de receitas. “Eu gosto muito da macaxeira, dá de fazer muita coisa com ela: maionese de macaxeira, purê, bolo, mingau, doce e até brigadeiro de macaxeira, é receita que não acaba mais”, brincou a produtora.

IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA

Rondônia se destaca com uma economia fortemente ligada à agricultura. Temos como pilares de produção: a soja, o café, o milho, o cacau entre tantos outros produtos. A agricultura forte de Rondônia tem abrilhantado os olhos dos investidores, pela qualidade e quantidade. O que explica o interesse de países do mundo todo. E é entendendo a importância dessa atividade, que o governador Coronel Marcos Rocha tem visitado diversas localidades do estado, ouvindo pequenos, médios e grandes produtores, e suprindo as necessidades deles com a entrega de maquinários, e investimentos que estão beneficiando milhares de famílias agricultoras, como a do seu Francisco do Rosário, que há mais de 30 anos cultiva o amor pela agricultura e agropecuária. O pescador rondoniense trabalha com a produção de legumes, hortaliças e frutas como a melancia, o melão, e o abacaxi.

“Tudo o que eu sei hoje, aprendi com os meus pais. Acordo cedinho, e sempre vou olhar minhas plantações pra ver se tá tudo certo com elas. Participo dos programas do governo, das feiras e, assim, vou seguindo. Não pretendo largar isso nunca. Nasci na terra e vou morrer na terra” declarou o produtor.  Ele conta que, antes, ser produtor rural era mais difícil devido às dificuldades, falta de orientações sobre os cuidados com o cultivo, entre outras barreiras. “Antes a gente vinha do interior, de barco, pra fazer entrega aqui. Naquele tempo não tinha o pessoal da estrada que entregava. Era uma guerra para vender os produtos. Hoje fazemos entrega em todos os cantos. E graças a Deus, nossos produtos nunca acabam. Somos nós que alimentamos todo o mundo” declarou seu Francisco.

ALIMENTANDO SONHOS

A banana é rica em fibras e potássio e contribui na alimentação dos estudantes

Através dos investimentos do governo, principal comprador de alimentos produzidos pelas famílias agrícolas, é que milhares de crianças, jovens e adultos se alimentam diariamente de tudo o que é produzido no estado. Através das doações para entidades socioassistenciais, entre elas escolas e hospitais. A casa de apoio do Hospital de Câncer de Barretos abriga, hoje, de forma gratuita cerca de 120 pacientes, fornecendo em média 4 refeições por dia, além de produtos de higiene pessoal e roupas. “Tudo o que oferecemos é oriundo de doações. Os alimentos adquiridos do PAA ajudam  no tratamento e na saúde dos pacientes”, afirmou a assistente da casa de apoio, Juliane Silva Pantoja.

SEMANA DO PRODUTOR RURAL

Segundo Ivanete Dias Araújo, administradora do programa PAA, a semana está repleta de atividades voltadas aos produtores. “No dia 25 agora, teremos a festa da mandioca no baixo madeira, muito popular. Teremos premiações, concursos da rainha e rei da festa, do melhor derivado da mandioca entre outras ações. Já no dia 31 faremos a inauguração da Feira Sabor do Norte, voltada praticamente à agricultura familiar. Temos várias atividades e muitos eventos que ainda estão por vir”, declarou Ivanete.

De acordo com o coordenador de agroindústria da Seagri, Victor Paiva, a comemoração é durante todo ano, já que o governo pretende investir ainda mais nos programas voltados a agricultura, agroindústria e agropecuária. “Estamos iniciando o primeiro passo da implantação da Central de Abastecimento de Produtos Alimentícios (Ceasa) no estado, que vai possibilitar a comercialização com entrepostos regionais via essa central, além de outros investimentos que fomentam o setor primário. Ou seja o mercado para o agricultor está muito aberto e só tende a crescer ainda mais”, ressaltou o coordenador.

Leia mais:

 Mais de R$ 2,5 milhões são investidos na agricultura familiar e 150 famílias beneficiadas com o Programa de Aquisição de Alimentos

Rondônia realiza o maior concurso de café robusta do Brasil; premiação soma R$ 40 mil

 Novos indicadores de agronegócio integram banco de dados do Observatório Estadual de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Frank Nery
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Governo, Indústria, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo