Governo de Rondônia
Quinta, 23 de maio de 2019

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Semana do Meio Ambiente atende premissa dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Porto de Porto Velho

04 de junho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

A solenidade de abertura da Semana no Meio Ambiente foi realizada na manhã desta segunda-feira, 04, no Porto de Porto Velho em conjunto com os operadores que atuam neste poligonal portuário. A temática deste ano é atender as propostas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) indicados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O instrumento está integrado a agenda ambiental no que tange o desenvolvimento sustentável e é composto por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. Para o diretor presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), Francisco Leudo Buriti de Sousa, a realização das atividades programadas para esta semana visa também a conscientização sobre o uso dos recursos naturais. “O planeta Terra é nosso lar. Colhemos dele o que semearmos. Precisamos aproveitar tais oportunidades para refletir sobre nossos hábitos, reduzir o consumo e encontrar um ponto de equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente. Precisamos ir além do que já fazemos e assumir com efetividade esse compromisso”, declarou.

Wagner Lima, idealizador da Academia de Pallets

Para o diretor da Hermasa Navegação da Amazônia S/A, operadora de graneis sólidos no Porto de Porto Velho, Daniel Mulati, a realização de tais atividades demonstra a importância de priorizar a preservação do meio ambiente. “Temos programas que visam causar o menor impacto possível ao meio ambiente, com a finalidade de atender as ODS, tais como a disponibilização de projetos de educação ambiental, do laboratório da soja, a não comercialização de produtos oriundos de empresas que estejam incluídas na lista de contratantes de mão de obra escrava, disponibilizada pelo MTE, assim como também o promove a realização de campanhas combatendo o abuso infantil. A Hermasa que detém da maior frota de navegação da América Latina não abre mão da premissa de conscientizar o coletivo sobre a preservação e a utilização sustentável da natureza.

Após a cerimônia de abertura, os servidores acompanharam a palestra do artesão Wagner Lima que desenvolve o trabalho de recuperação de pallets, transformando a madeira em peças de decoração e móveis tanto para residências como para empresas de diversos setores.

Confira a programação:
05/06: ODS 14: Vida na Água: A Poluição Plástica e Seus Efeitos na Vida Aquática.
06/06: ODS 10: Redução das Desigualdades
07/06: ODS 15: Vida Terrestre: Tráfico de Animais Silvestres e Comportamento perante animais peçonhentos
08/06: ODS 2: Fome Zero e Agricultura Responsável, com participação da turma de alunos da Escola Municipal São Pedro e plantio de mudas.


Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Brasil, Ecologia, Economia, Educação, Empresas, Governo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Sociedade, Transporte


Compartilhe