Governo de Rondônia
Domingo, 13 de junho de 2021

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

Semana Nacional de Trânsito é aberta em Porto Velho com foco na conscientização contra embriaguez ao volante e uso de celular

18 de setembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Vice-governador participa da abertura da Semana Nacional de Trânsito

A abertura da Semana Nacional de Trânsito, com o tema Minha escolha faz a diferença, comemorada há mais de 20 anos em todo o país foi realizada hoje (18) na Avenida Farquar, em frente ao Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, com uma ação educativa para chamar atenção da população com relação aos principais problemas no trânsito: embriaguez ao volante, uso de celular e motoqueiros que desrespeitam as leis de trânsito.

A Semana Nacional de Trânsito, organizada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro e está prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com a finalidade de sensibilizar a sociedade para que assumam o compromisso e somem esforços com o poder público para preservar vidas.

O vice-governador Daniel Pereira participou das atividades de abertura da Semana Nacional do Trânsito e explicou que o governo vem investindo na política de conscientização, promovendo diversas ações, como educação, Lei Seca, um Detran eficiente para expedir documentos e fiscalizar o trânsito.

Ele falou também que a Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei de autoria do Executivo que dobra os esforços da Lei Seca no Estado. “Nossa grande preocupação é preservar vidas. Um cidadão alcoolizado coloca em risco a vida dele e das outras pessoas. Nosso trabalho está sendo feito, mas é preciso que a sociedade também faça a sua parte”, destacou Daniel Pereira.

Detran/RO promove orientação no trânsito em frente ao CPA

O diretor-adjunto do Detran/RO, Antônio Manoel, falou que as campanhas do órgão são realizadas de janeiro a dezembro e ainda no decorrer do ano existem as campanhas especificas, como é o caso da Semana Nacional de Trânsito onde o destaque são para ações de coibir os acidentes com maiores índices, como a embriaguez ao volante, uso de celular, desrespeito a sinalização, principalmente pelos motociclistas.

“As atividades da semana que serão realizadas nos 52 municípios e nos 20 postos avançados do Detran/RO visam diminuir os acidentes de trânsito. Estão incluídas ações educativas com palestras, blitz, passeio motociclista, envolvendo instituições de ensino, igrejas, empresas privadas” disse o diretor técnico de Educação de Trânsito, Solano Ferreira.

A abertura da Semana Nacional de Trânsito contou com a presença de membros do Abutre´s Moto Clube que tem sede em Porto Velho e é um dos parceiros do Detran/RO. Para Fabio Henrique Dias e Marcelo Douglas, no Abutre´s existe doutrina e respeito pela legislação de trânsito. Com aproximadamente 30 integrantes o clube tem uma gestão social e a conscientização com relação às leis de trânsito começa entre eles, no dia-a-dia e antes das viagens.

Leia mais:
 Lei Seca reduz em 70% o número de acidentes e internamentos hospitalares e deve ser ampliada em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marilza Rocha
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Distritos, Educação, Empresas, Evento, Governo, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe