Governo de Rondônia
18/04/2024

EDUCAÇÃO

Seminário de Educação Inclusiva pretende ofertar atendimento diferenciado e de qualidade aos alunos

21 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Apresentações especiais de libras em mensagens de sinais

Dezenas de professores de Salas de Recursos Multifuncionais de Porto Velho e de vários municípios de Rondônia participaram naa quarta-feira (21) da abertura do Seminário de Educação Inclusiva, evento realizado pela Secretaria de Estado da Educação, por meio do Núcleo de Educação Especial da Gerência de Educação Básica.

Em sua mensagem de abertura, o secretário da Seduc, Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, destacou a necessidade de garantir um atendimento diferenciado para os alunos com deficiência auditiva, altas habilidades/superdotação, deficiências visual  e intelectual, além do transtorno do espectro autistas.

“Precisamos assegurar apoio, incentivo e sustentabilidade das práticas pedagógicas inclusivas que devem ser direcionadas para os nossos alunos da rede estadual e, para tanto, vamos oferecer os conhecimentos práticos e teóricos necessários para o corpo docente dos estabelecimentos de ensino que trabalham nas salas de recursos multifuncionais” destacou o secretário Suamy.

O Núcleo de Educação Especial vem implantando uma política educacional especial nas escolas estaduais. A Seduc está investindo na formação continuada de professores que atuam em sala de recursos multifuncionais e está sendo objeto de transformação do sistema educacional para o inclusivo e, desta forma, assegura que o aluno portador de deficiência tenha atendimento regular, conforme a Meta 4 do Plano Nacional de Educação.

Ao iniciar o seminário, artistas realizaram apresentações teatrais, poesias e outras manifestações culturais utilizam libras e as mensagens de sinais, com os presentes fazendo suas reflexões das mensagens que eram transmitidas.

A pedagoga Márcia Cristina Vieira Sales, especialista na educação inclusiva, advogada especialista em direito do trabalho, pós graduada em direito previdenciário e secretária da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RO, proferiu a palestra da manhã de quarta-feira (21).

O evento segue até quinta-feira (22) e conta com a participação de 150 profissionais que atuam nas escolas com alunos portadores de necessidades educacionais especiais.

O seminário contou com as participações da chefe de Gabinete da Seduc, professora Ana Pacini; da gerente de Provimento, Avaliação e Saúde Ocupacional, professora Benilce Matos da Silva; diretora Geral da Educação, professora Irany Oliveira; coordenadora Regional de Educação de Porto Velho, professora Paula Fernanda Macedo Benarrosh; da chefe de Núcleo de Educação Especial, professora Heluiza Patricia Lara e o representante do Conselho Estadual de Educação de Rondônia, professor Agenor Caixa.

Leia mais:

Centro de Convivência dos Jogos Escolares de Rondônia promove interação entre participantes

Seminário de Educação Inclusiva acontece nesta quarta e quinta-feira, em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Walteir Costa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo