Governo de Rondônia
19/04/2024

Alfabetização na idade certa

Seminário destaca aprendizado da Matemática

27 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Orientadores de estudo realizaram atividades práticas sobre matemática durante o seminário

Orientadores de estudo realizaram atividades práticas sobre matemática durante o seminário

Entre os dias 24 e 27 deste mês, foi realizado o primeiro seminário para orientadores estaduais e municipais de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). A formação, que é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Universidade Federal de Rondônia (Unir), acontece em cinco municípios de Rondônia e conta com participação de mais de 50 orientadores assistindo a palestras e realizando atividades práticas.

Neste ano, o foco das formações será a matemática. De acordo com a coordenadora estadual do Pnaic, Sandra Sara, a disciplina é um pouco mais complicada que a língua portuguesa e é necessário empenho para aprender. “Não só para os alunos, mas também os professores precisam entender a matemática para repassar aos estudantes de maneira correta”, afirma.

Durante o seminário, os orientadores tiverão palestras sobre novas metodologias e práticas pedagógicas, além de participar de atividades práticas, no intuito de repassar aos professores novas formas de aplicar a matemática na sala de aula e garantir um bom o ensino-aprendizagem na matemática. “Os orientadores recebem as informações das formações, repassam para os professores, que aplicam em atividades para os alunos, dentro das adequações do pacto”, explica Sandra.

A coordenadora do pacto diz que os seminários serão realizados em Porto Velho, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Vilhena e Ariquemes, e lembra que haverá novos três seminários até o fim deste ano. “No último seminário, que será em dezembro, todos os orientadores do Estado se reúnem aqui em Porto Velho. Um grande evento”, pondera.

O Pnaic é pacto federal entre os estados, municípios e entidades para garantir as alfabetização de crianças até, no máximo, oito anos de idade nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Halex Frederic - Assessoria Seduc
Fotos: Sandra Sara
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação


Compartilhe


Pular para o conteúdo