Governo de Rondônia
18/04/2024

SETOR PRODUTIVO

Seminário Rural reúne mais de mil participantes em Espigão do Oeste

23 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A possibilidade de investir em conhecimentos sobre gestão de empreendimento rural levou cerca de 1.200 agricultores, de 15 a 18 deste mês, ao Parque de Exposição de Espigão do Oeste para participar do 2º Seminário Rural promovido pelo governo do estado. Tecnologia, mercado, legislação, políticas publicas e serviços financeiros foram alguns dos temas discutidos durante os quatro dias do evento.

Evento serviu para o fortalecimento do setor produtivo rural

Evento serviu para o fortalecimento do setor produtivo rural

Com o tema “Café, Pecuária e Piscicultura”, o seminário teve por objetivo fortalecer os setores produtivos rurais e contribuir para o crescimento econômico do município.

Realizado durante a 14ª Exposição Agropecuária de Espigão do Oeste, o evento reuniu agricultores familiares locais, acadêmicos do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e púbico diverso dos municípios da região do Território Rio Machado para assistir palestras e participar das oficinas promovidas simultaneamente à exposição.

No primeiro dia, aberto com o tema “Cafeicultura”, foi aborda a ascensão da qualidade do café no estado e proferida palestra por Rogério Souza, especialista em irrigação, que veio do Espírito santo falar sobre o sistema de gotejamento para atividade cafeeira.

A pecuária foi o tema do segundo dia, quando foram apresentados aos participantes a importância da atividade e os sistemas a ser trabalhados visando o aumento da produtividade no cenário de risco atual. A pastagem e sua importância para o bom desenvolvimento dos animais foi o tema abordado pelo engenheiro agrônomo de Cuiabá, Bruno Vieira Ramalho; e pelo professor do Ifro, zootecnista Marco Antonio de Oliveira.

A piscicultura, atividade que vem tendo grande procura na região, foi abordada pela professora Ana Lúcia Gomes da Silva, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que falou sobre a sanidade dos peixes em cativeiros. Após a apresentação da professora, o extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, Erick Silva Nogueira, apresentou o projeto de piscicultura da região às autoridades presentes, mostrando dados numéricos alcançados. “É preciso que haja mais união entre os piscicultores na busca de um entreposto de pescado na região, agilizando assim a comercialização”, sugeriu o extensionista.

Foram realizadas, ainda, oficinas sobre como controlar o dinheiro no campo e qualificação profissional para os jovens do campo, incentivando-os a permanecer na propriedade rural e torná-la mais rentável; curso de tratoristas ministrado por Evandro Tonet (Case IH), com a capacitação de 51 participantes; curso de boas práticas no serviço da alimentação, ministrado pelo técnico Joseiracio Dasilva, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), capacitando 16 agricultores rurais envolvidos com agroindústrias no município; e encontro de agroecologia.

Os extensionistas da Emater também tiveram a oportunidade de participar de treinamento realizado em parceria com a Piscigranja Boa Esperança sobre a sanidade do peixe. O treinamento foi realizado no Laboratório da Piscigranja, em Primavera do Oeste, com a participação de 18 extensionistas.

Segundo a gerente do escritório local da Emater/Espigão, Cristiane Abid Mundim, os eventos contribuíram para levar informação ao agricultor interessado em investir e aumentar a produtividade e qualidade de sua produção.

O encerramento foi realizado com a participação do diretor-presidente da Emater-RO, Francisco Mendes de Sá Barreto Coutinho e do diretor técnico e de planejamento, José de Arimateia da Silva que, na oportunidade, junto com o Sebrae, anunciou e convidou a todos para o 3ª Seminário Rural de Espigão d’Oeste, previsto para o inicio do mês de agosto, quando também será realizada a Festa do Frango e Leite e palestras especificas sobre avicultura e bovinocultura leiteira.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Capacitação, Cursos, Evento


Compartilhe


Pular para o conteúdo