24/04/2024

GESTÃO PÚBLICA

Seminário sobre Governança Inovadora reúne servidores públicos no Palácio das Artes, em Porto Velho

03 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Com palestras do professor Marcus Bittencourt, mestre em Direito pela Universidade do Paraná (UFPR), e do governador Confúcio Moura, a Escola de Governo de Rondônia realiza terça-feira (8), às 9h, no Palácio das Artes, o seminário “Governança Inovadora: Como construir Equipes Vencedoras”, dirigido a todos os servidores públicos gratuitamente.

No mundo globalizado, o setor público, que deve estar a serviço da cidadania, tem a obrigação de ser modelo para a sociedade e para as organizações do setor privado. Uma gestão inovadora torna-se fundamental no serviço público, onde as mudanças se sucedem constantemente e os profissionais buscam conhecimentos, habilidades e experiências para se adaptar em um ambiente de trabalho que se renova a cada dia para alcançar as metas de seu planejamento e, assim, atingir um modelo de gestão cujos atos supram as necessidades de eficiência, eficácia e efetividade, que se conjugam com o grau de satisfação da sociedade.

Sob a coordenação da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), o projeto da Escola de Governo defende inovações em todos os níveis, tanto no aperfeiçoamento profissional como em tecnologia, de modo que um complemente o outro no processo da gestão. O entendimento é de que um ambiente de trabalho bem organizado e dotado de recursos adequados gera motivação nos servidores, que passam a apresentar maior capacidade no desenvolvimento de novas tarefas e ampliam sua capacidade de trabalhar em equipe, que é objetivo do Programa Infoco Rondônia.

Importa destacar que o Programa Infoco Rondônia de Aperfeiçoamento Profissional em curso é um modelo de formação continuada gratuito que terá  mais de 20 mil vagas para servidores deste nível, e ainda de pós-graduação com custo a partir e 10% do valor praticado no mercado. O projeto une o Governo do Estado, Tribunal de Contas (TCE), Tribunal de Justiça (TJ), Ministério Público Estadual (MPE) e a Assembleia Legislativa, com a missão de capacitar os servidores públicos de Rondônia.

O Infoco é considerado o maior programa educacional do País produzido por um governo estadual, com a missão de gerar conhecimento e aprimorar o atendimento ao cidadão, e para isso já está ampliando sua programação com a introdução de uma série de cursos à distância, como educação, saúde, gestão, direito e meio ambiente, disponibilizados gratuitamente aos servidores interessados.

O tema do seminário, como construir equipes vencedoras, é amplo, e sob o comando do governador Confúcio Moura e do professor Marcus Bittencourt vai abordar exatamente a necessidade do aprimoramento e da melhoria das relações internas (equipe de trabalho), e com o cidadão, que, por fim, é o objetivo final da gestão pública.

Autor de diversas publicações na área jurídica, o professor Marcus Bittencourt é advogado da União (AGU) e palestrante internacional, atuando e coordenando diversos estudos na área jurídica. Ele se destacou no cenário da educação oferecendo cursos de direito online pela Escola de Magistratura Federal do Paraná (ESMAFE/PR) e em canais de diversas redes sociais.

Texto: Cleuber Rodrigues Pereira

Capacitação, Cursos, Evento, Governo, Rondônia, Servidores