25/04/2024

Seminário sobre logística debateu investimentos em infraestrutura no estado

05 de outubro de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

Com o objetivo de debater investimentos em infraestrutura no estado de Rondônia, as Comissões de Infraestrutura e de Viação e Transportes, respectivamente, do Senado e da Câmara dos Deputados, promoveram  o Seminário de Logística sobre Transportes, em Porto Velho, na última sexta-feira, dia 4.

O seminário foi realizado após solicitação do senador Valdir Raupp e da deputada federal Marinha Raupp, que aprovaram requerimentos nas duas Comissões legislativas. e contou com as presenças de representantes do governo federal, de parlamentares, prefeitos, vereadores, entidades de classe, como Fecomércio e Fiero, CNI e CNC, demais sindicatos e associações.

Para o senador Valdir Raupp, o seminário se revestiu de pleno êxito por ter discutido as futuras ações estratégicas para a infraestrutura do estado nas áreas de rodovias, ferrovia, portos e aeroportos. Para o senador, o seminário serviu para pensar o  futuro do estado no pós-usinas e atrair investimentos para a geração de emprego e renda.

Para a deputada federal, Marinha Raupp, este encontro era esperado há muito tempo. “Vinha trabalhando com afinco para que realizássemos um evento desta amplitude e importância para o Estado de Rondônia”, disse.

Afirmou a deputada que o seminário atingiu o seu objetivo. “O Seminário atinge o seu objetivo, pois a intenção era trazer para Rondônia o Congresso Nacional”, disse a parlamentar, que agradeceu o apoio institucional da Fecomércio/RO, do Codema (Conselho de Desenvolvimento Empresarial da Amazônia Legal) e da CNC para a realização dessa reunião conjunta das Comissões de Infraestrutura e de Viação e Transportes.

Ela destacou que a bancada federal, em Brasília, está unida, com seus oito deputados e os três senadores trabalhando pelo desenvolvimento pleno do estado e pela integração com os estados do Amazonas e Acre.

Estiveram no seminário como palestrantes: Thiago Pereira, (Secretaria de Aviação Civil -SAC),que discorreu sobre investimentos em aeroporto regionais; Luís Cláudio Santana Montenegro, (Secretaria de Portos), que tratou sobre as alternativas de escoamento da produção, a partir do setor portuário; Tarcísio Gomes Teixeira, diretor executivo do DNIT Nacional  que expôs  os investimentos do governo federal nas rodovias rondonienses; Josias Sampaio, presidente da Valec que abordou a  viabilidade da Ferrovia Transcontinental, no trecho Porto Velho/Vilhena, numa  extensão de 770 KM.

O diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística S/A (EPL), Bernardo Figueiredo, representando o Ministro dos Transportes César Borges, elencou  na sua palestra as ações do PAC, em todo o país e destacou  os trabalhos da deputada Marinha e do senador Raupp em prol do desenvolvimento do estado.

Também discursaram o prefeito de Vilhena, José Rover, os representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Confederação Nacional do Comércio (CNC), respectivamente, Monica Messemberg Guimarães e José Roberto Tadros, além do presidente da Fecomércio/RO, Raniery Coelho. Todos destacaram a importância do seminário.