Governo de Rondônia
Quarta, 24 de fevereiro de 2021

VOCAÇÕES ECONÔMICAS

Seminário vai debater inovação e tecnologia na agropecuária em Ariquemes

25 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Fortalecer as vocações econômicas do setor produtivo nas regiões de Rondônia tem sido uma das principais ações do estado para promover o desenvolvimento e enfrentar os desafios impostos pela crise financeira nacional. Com essa visão, o governo de Rondônia irá realizar o seminário ‘Inovação Tecnológica agropecuária’, na próxima sexta-feira (29), na Faculdade de Educação e Meio Ambiente (Faema), em Ariquemes, a partir das 9h.

O principal objetivo é orientar agricultores de pequeno, médio e grande portes do Vale do Jamari sobre como impulsionar sua produção ao incorporar tecnologia e inovação nos processos realizados e, desta forma, agregar valor e qualidade aos produtos, tornando-os mais atrativos e competitivos no mercado. Com foco na agricultura familiar, o evento também vai incentivar a geração de renda.

Segundo a secretária regional de Ariquemes, Rose Matias, a determinação do governador Confúcio Moura é que sejam criadas estratégias para que a crise não atinja o Vale do Jamari. Desta forma, um diálogo entre representantes da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), da Secretaria Executiva Regional de Ariquemes, do Gabinete do Governador e da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) resultou na iniciativa de fortalecer a agropecuária por ser o setor que melhor representa economicamente não só a região, mas sim todo o estado.

O secretário executivo do gabinete do governador, Waldemar Alburquerque, disse que a ideia do seminário é motivar a produção local, demonstrando novos mecanismos aos produtores por meio de palestras que abordarão a tecnologia existente e já utilizada no campo. “O uso da tecnologia pode agregar à produção um crescimento de 60 a 70%, assim como reduzir custos nas mesmas proporções. Isso faz com que os produtores, tanto das áreas de grãos quanto da pecuária, tenham maior rentabilidade e possam aumentar a capacidade de investimento”, frisou o secretário ao lembrar que todas as questões relacionadas à oferta de recursos e aos caminhos para adquiri-los serão abordadas no evento.

Outro dos principais pontos a ser debatido no seminário será a qualificação dos agricultores e a importância da qualidade dos produtos para atender demandas de grandes empresas. Para Rose Matias “não adianta ter só a produção, é preciso ser destaque, pois os possíveis investidores e clientes procuram qualidade.”

PROGRAMAÇÃO

Para levar as informações necessárias aos produtores, foi montada uma programação específica com temas que abordarão as oportunidades de inovação e tecnologia nos segmentos que estão ganhando espaço na região e naqueles já existentes, mas que precisam ser fortalecidos ou resgatados. O evento terá como foco o leite, café, soja, arroz e milho.

Segundo a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), na região de Ariquemes há 773,217 bovinos de leite, representando 20,86 do rebanho existente no estado, que é de 3.706.705.

Além das palestras que irão direcionar os produtores, o evento contará também com as presenças do Banco do Brasil e Banco da Amazônia para informar aos interessados sobre linhas de créditos com juros baixos disponibilizados para o setor produtivo. “Vamos realizar um evento completo, onde o produtor recebe informações sobe as perspectivas de suas culturas e já é orientado como obter crédito. Desta forma, o governo do estado auxilia os produtores a não se curvarem para crise e mantém o crescimento econômico do estado”, ressaltou Rose.

A região de Ariquemes abrange os municípios de Monte Negro, Campo Novo de Rondônia, Cacaulândia, Cujubim, Alto Paraíso, Buritis, Rio Crespo e Ariquemes.

Anexo: BANNER-DO-EVENTO.jpg Download

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Educação, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe