MUNICÍPIOS

Sepoad participa de ações de combate ao álcool e outras drogas em municípios do interior e capital

05 de setembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Na última semana, a Sepoad esteve presente em alguns municípios do estado, participando de eventos voltados para conscientização quanto ao uso indevido de álcool e outras drogas.

Passeata na avenida Chianca, Costa Marques.

Na quinta-feira, (31), aconteceu no município de Costa Marques o ciclo de palestra da 1° Semana de Prevenção às Drogas nas Escolas, realizado pela secretaria municipal de educação. A Sepoad viabilizou a parceria com o Proerd, na qual também fora solicitado pelo secretário Amauri, junto ao gabinete da superintendência.

O evento contou com a participação da Prefeitura de Costa Marques, coordenadores das escolas, líderes de instituições religiosas, Polícia Militar, DETRAN, CRAS, SEPOAD e Conselho Tutelar.

“Eventos como esses são de grande importância para o município de costa marques, uma vez que o combate às drogas é um problema de todos, e a superintendência visa não apenas o tratamento a dependência química, mas, também, a prevenção ao uso indevido de álcool e drogas”, disse Rafaela Prestes, psicóloga da Sepoad.

Na sexta-feira o evento encerrou com uma passeata na avenida Chianca, com o objetivo de mobilizar a população geral quanto a conscientização ao uso indevido de álcool e outras drogas.

JI-PARANÁ

Audiência pública sobre Álcool e outras Drogas.

Na sexta-feira, (01), a superintendente Isis na audiência pública sobre álcool e outras drogas em Ji-Paraná. Na ocasião, a superintendente apresentou os projetos da Sepoad, dados estatísticos, programas e ações do governo.

Na oportunidade foi solicitada a ação Sepoad Itinerante para o município.

Ainda em Ji-Paraná, a Superintendente visitou a CT Ebenézer e CT Resgate de Vidas Ernesta Bernardo. Ambas foram convidadas para o credenciamento no novo edital a ser publicado, e o credenciamento nasvagas do FEcoep, assim como a Gabriel Mercol (das Irmãs), Abrace (Jaru), Kadosh e Amorevi em Ariquemes.

“A Sepoad busca o credenciamento das comunidades terapêuticas, afim de estreitar os laços e apoiar no que for possível, inclusive com a rede de atendimento e serviços do Crepad”, disse Isis Queiroz.

ALTO PARAÍSO

No Município de Alto Paraíso, a Prefeitura municipal realizou a Ação Paraíso Cidadão, na escola Laurindo Rabello, iniciado na segunda-feira (28), e encerrado na sexta-feira (01). O objetivo da ação era realizar o cadastramento de pessoas que ainda não possuíam documentação pessoal.

Durante a ação foram realizados mais de 600 atendimentos entre RG, CPF, Carteira de Trabalho, segunda via da Certidão de Nascimento e Casamento, Passe Livre e atendimento Odontológico.

Alessandra Ayres representou a Sepoad no evento e apresentou os trabalhos que a Superintendência vem desenvolvendo no estado, especificamente o Projeto Papo da Hora, voltado para o fortalecimento do protagonismo juvenil. Em breve a Sepoad estará agendando ações para o município de Alto Paraíso.

A Ação Paraíso Cidadão, contou com a parceria do Governo do Estado através da SEAS, SEPOAD, Tudo Aqui e Alex Redano.

PORTO VELHO

No sábado, aconteceu a grande final da 15ª Recopa Genus, entre os times MEC e BLACK DOG, da categoria adulto. O jogo foi realizado no campo 13 de setembro, e contou com a presença do vice-governador Daniel Pereira, o diretor executivo do Genus Evaldo Silva e torcedores locais, que prestigiaram o duelo entre os dois times.

Final entre os times MEC e BLACK DOG.

Por acreditar que o esporte é um caminho que pode tirar pessoas do mundo das drogas e inseri-las em um novo contexto social, a Sepoad mobilizou uma equipe de reeducandos que, durante a semana estiveram trabalhando na revitalização do campo do treze, para que assim a comunidade possa utilizar, de forma eficaz, o espaço para a prática de esporte.

A Sepoad tem como objetivo implantar programas e projetos, em consonância com a Secretaria Nacional de Política Sobre Drogas; propondo ações articuladas e integradoras junto às instituições e entidades afins, demais políticas públicas; fortalecendo e disseminando a cultura da paz, baseada na prática da não- violência, numa linha de ação coletiva.

Texto: Rânderson Santos
Fotos: Sepoad

Assistência Social, Esporte, Evento, Governo, Inclusão Social, Lazer, Rondônia, Serviço, Sociedade