Governo de Rondônia
Sexta, 20 de setembro de 2019

3. Projeto Acolher

Governo do Estado de Rondônia

O Projeto Acolher que tem como finalidade sensibilizar a população em situação de rua à aderir a rede de serviços socioassistenciais e de saúde.

Banner AcolherO projeto inicia com a busca ativa e abordagem social, que consiste no contato direto com o público alvo em seu próprio ambiente (as ruas). Pretende identificar situações de risco pessoal e social, associado ao uso abusivo ou dependência de drogas.

A partir da construção gradativa de vínculos de confiança com a Superintendência através do Centro de Referência de Prevenção e Atenção à Dependência  Química – CREPAD, são oferecidos os serviços de maneira a inseri-los no Programa Rondônia Acolhe, ofertando distintas modalidades de atenção, reinserção, além da articulação com a rede de serviços sócio assistenciais.

A abordagem social busca garantir atenção às necessidades mais imediatas e facilitar o acesso aos serviços da rede. O Projeto Acolher atuará com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e voluntários com vivência na assistência a pessoas em situação de risco pessoal e social.

O projeto é uma forma de proporcionar a aproximação do agente público às pessoas em situação de rua, que estão em uma condição de extrema pobreza, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, sem uma moradia convencional, que sentemse discriminados no acesso aos serviços públicos e na grande maioria, fazem uso abusivo ou são dependentes de substâncias psicoativas, que dificultam  o ingresso e a permanência nos projetos, programas e serviços de garantia de direitos.

Objetivo

Identificar situações de risco pessoal e social, associado ao uso abusivo ou dependência química, bem como oferecer os serviços de atenção à população em situação de rua, realizados pelo CREPAD e a articulação com a rede.

  • Identificar os territórios de maior incidência de população em situação de risco associado ao uso abusivo ou dependência de drogas;
  • Identificar e cadastrar pessoas e famílias, em situação de risco pessoal e social, associado ao uso abusivo e dependência de álcool e outras drogas;
  • Promover a construção dos vínculos com a Superintendência/Crepad;
  • Ofertar os serviços de atenção e reinserção realizados pelo CREPAD;
  • Facilitar o acesso a rede de serviços socioassistenciais;
  • Contribuir para a construção de novos projetos de vida, visando o processo de saída das ruas;
  • Contribuir para a restauração da integridade e autonomia das pessoas e famílias assistidas pelo Projeto;
  • Promover ações informativas e educativas que contribuam para a formação da cultura de respeito, ética e solidariedade à população em situação de rua.

Parceiros

O projeto tem caráter transversal e estabelecendo parcerias com os diversos segmentos que compõe a rede de serviços socioassistencial, entidades não governamentais, instituições públicas e privadas que desenvolvam atividades correlatas ao objetivo do projeto.

Seja um parceiro. Entre em contato conosco!


Compartilhe