Sepog divulga estudos sobre o PIB rondoniense de 2012

14 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Os números do Produto Interno Bruto de Rondônia (PIB) referente ao ano de 2012 foram divulgados hoje, 14, pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a soma dos bens e serviços finais produzidos em Rondônia, o resultado foi da ordem de R$ 29,362 bilhões.

Vacas Gir

O material mostra que, em relação ao ano anterior, o Estado teve crescimento nominal de 5,47% e um PIB per capita (resultado dividido pela quantidade de habitantes) de R$ 18.466,00. O valor adicionado, ou seja, aqueles que os bens e serviços adquirem após o processo produtivo foi distribuído da seguinte forma: Agropecuária 20,51%; Indústria 18,25% e Serviços 61,24%%.

Segundo os dados divulgados, todos os setores apontaram crescimentos: agropecuária (7,17%); Serviços (6,24%); e a indústria, mesmo mostrando uma desaceleração, apresentou (1,22%).  As principais atividades que se destacaram foram: Produção e distribuição de eletricidade e gás, água e esgoto e limpeza urbana, seguido de Serviços de informação; Transportes; Saúde e Educação Mercantis.

De acordo com a gerência do Observatório da Sepog, é necessário ressaltar que o IBGE está realizando a revisão da base do Sistema de Contas Nacionais. A nova série, com referência em 2010, será divulgada em 2015. Assim, os números apresentados do PIB das Unidades da Federação tiveram como referência os valores do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais. A equipe explica que por esse motivo, os resultados de 2012 divulgados hoje, apesar de consolidados pelo IBGE e demais Estados, ainda são preliminares. Em 2015, com a divulgação da nova série, os resultados das Contas Regionais do Brasil referentes a 2010, 2011 e 2012 serão reapresentados, de forma definitiva, integrados.

Resultados

O nível de detalhamento apresentado no estudo corresponde a 12 atividades econômicas e não a 17, como na série 2002-2009, devido à disponibilidade de informações do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, o que restringiu a compatibilidade da séria disponível, 2002-2009.

A gerência informou que devido o momento de transição pela mudança de base, o PIB das Unidades da Federação não foi ajustado em volume com o PIB nacional. “Isto se deve ao fato de que nesse momento as contas nacionais não estão sendo calculadas, somente o indicador trimestral que utiliza as pesquisas conjunturais. Portanto, em razão das diferenças de base de dados, metodologicamente há uma impossibilidade de comparação do ponto de vista do crescimento em volume do PIB entre os Estados, que tem como base para seu cálculo, as pesquisas estruturais”, apontou o relatório divulgado.

As informações encontram-se nos sites www.ibge.gov.br e www.sepog.ro.gov.br

O resultado foi da ordem de R$ 29,362 bilhões.

Texto: Jane Carla
Fotos: arquivo

Agricultura, Agropecuária, Economia, Governo, Indústria, Infraestrutura, Rondônia