Governo de Rondônia
28/03/2024

Tecnologia

Serviço de GTA online é ampliado para emissão do documento para peixes

04 de julho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O serviço de emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) através da internet foi ampliado e agora também é possível emitir o documento para peixes, além de bovinos, que já funciona há um ano. O objetivo é oferecer comodidade com segurança aos piscicultores. A GTA online pode ser emitida através do site da Agência Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron): www.idaron.ro.gov.br.

O produtor deve acessar ao link do serviço na página inicial da Idaron; fazer login com o CPF/CNPJ e senha; solicitar/emitir a GTA; emitir o Dare; e pagar o documento. A confirmação de pagamento é automática e demora cerca de 15 minutos para ser efetuada.

Assim como para bovinos, a GTA online para peixes é destinada ao abate e o produtor deve ser cadastrado no sistema para emissão do documento pela internet. Caso o produtor já seja cadastrado para emissão de GTA para bovinos, é necessária apenas a habilitação para peixe. O cadastro e a habilitação são realizados nas unidades da Idaron.

Com a GTA online, o produtor tem a possibilidade de emitir o documento de qualquer aparelho conectado à internet e a qualquer hora. “A principal motivação para a ampliação do sistema foi a dinâmica do manejo da piscicultura. Às vezes o produtor começa a fazer a despesca de manhã e só termina depois do fechamento da Idaron”, explica o gerente de Defesa Animal, Fabiano Alexandre dos Santos.

O gerente explica ainda que com a implantação da GTA online para peixe a Idaron terá informações mais precisas sobre a produção aquícola, já que o piscicultor preencherá o Boletim de Produção logo após a despesca, documento pré-requisito para emissão da GTA e obrigatório para o trânsito.

De acordo com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Idaron, o sistema foi todo criado com recursos próprios e para a ampliação foram necessários três meses de trabalho dos técnicos.

Rondônia tem cerca de sete mil piscicultores e é o estado brasileiro que mais produz peixe de água doce em cativeiro, chegando à produção de mais de 80 mil toneladas em 2016.

SANIDADE

Representantes do Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos (PNSAA) vieram a Rondônia na última semana para debaterem com o grupo de trabalho do peixe sobre sanidade dos peixes no Estado.

“Eles vieram conhecer a realidade da nossa cadeia produtiva do pescado, desde estabelecimentos produtores de alevinos, passando pelas engordas, até frigoríficos”, fala o coordenador estadual de Sanidade de Animais Aquáticos, Erico Azevedo.

Leia mais notícias da Agência Idaron


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Amabile Casarin
Fotos: Idaron
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Piscicultura, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo