INFRAESTRUTURA

Serviços de patrolamento de vias primárias são concluídos em Ji-Paraná e Presidente Médici

01 de dezembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Trabalho de reconformação de plataforma finalizado pela 8ª Residência Regional do DER na RO-133

O ano de 2020 está terminando e, apesar da crise causada pela pandemia, o Governo de Rondônia não só manteve, como acelerou o ritmo de obras rodoviárias por todo o Estado. Por meio do trabalho do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), todas as 14 Residências Regionais e as quatro Usinas de Asfalto CBUQ executaram serviços de recuperação e melhoria ao longo de mais de 6.000 quilômetros de vias primárias e pavimentadas.

Após anos, a ponte sobre o rio Urupá, na RO-135 em Ji-Paraná foi concluída

Em Ji-Paraná e Presidente Médici, a 8ª Residência Regional do DER chega neste início de dezembro com toda a malha viária sob sua responsabilidade com 100% de reconformação de plataforma (popularmente conhecida como patrolamento), 50% de recomposição de revestimento primário (encascalhamento), além do trabalho constante de limpeza lateral, infraestrutura de drenagem com construção de saídas d’água e instalação de 350 metros de bueiros (entre metálicos e de concreto), recuperação de pontes de madeira e sinalização em 2020.

“Desde o início da atual gestão, nosso foco é fazer um trabalho baseado no planejamento de curto, médio e longo prazo para garantir a qualidade do serviço com economia”, ponderou Klayson Furtado, residente do DER em Ji-Paraná .

As equipes do DER têm recebido diversas missões demandando a formação de forças-tarefas em pontos estratégicos de Rondônia. Em Ji-Paraná, depois de anos abandonada, sem conclusão, a ponte sobre o rio Urupá, na RO-135, o governador Marcos Rocha determinou que o DER desse fim ao problema. O diretor-geral Elias Rezende mobilizou servidores e maquinário para que uma força-tarefa sob a liderança da 8ª Residência Regional executasse o encabeçamento da ponte, a drenagem do entorno, além da sinalização vertical e horizontal.

DER realiza limpeza e manutenção no Parque Tecnológico Vandeci Rack

Também está atualmente sob a responsabilidade da 8ª Residência Regional a missão de fazer a limpeza e recuperação viária dentro do Parque Vandeci Rack, em Ji-Paraná, onde acontece anualmente a Rondônia Rural Show, maior feira de agronegócio do Estado. Paralelo a este trabalho, uma outra equipe do DER executa a terraplanagem das cabeceiras da pista do Aeroporto José Coleto, uma demanda solicitada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no município e que o governador Marcos Rocha determinou que o DER executasse, dando maior segurança à população que utiliza o meio aéreo de transporte.

No DER, as ações estão voltadas à padronização, com vistas à qualidade dos resultados, desde a identificação de prioridades, garantia do melhor uso dos materiais e equipamentos até a valorização do quadro técnico e operários. Assim, a missão é alcançar melhores resultados, gerar economia, evitar desperdícios de materiais e retrabalho, materializando-se na recuperação, manutenção e melhoria de mais de 6.000 quilômetros de vias com e sem pavimentação sob responsabilidade do Governo de Rondônia.

Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Luiz Augusto Rocha

Economia, Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Servidores, Sociedade, Transporte