PROJETOS

Serviços de pavimentação e recapeamento serão executados em São Miguel do Guaporé com o projeto “Tchau Poeira”

27 de maio de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Projeto “Tchau Poeira” vai atender São Miguel com 5,1 quilômetros de recapeamento e 5 quilômetros de pavimentação

Serviços de pavimentação asfáltica de cinco quilômetros de rua serão executados na zona urbana do município de São Miguel do Guaporé, por meio do projeto “Tchau Poeira” desenvolvido pelo Governo de Rondônia com o objetivo de asfaltar, recuperar e sinalizar as vias públicas urbanas dos 52 municípios rondonienses, trazendo mais conforto para a população. A cidade também será atendida pelo Executivo Estadual com 5,1 quilômetros de recapeamento. A assinatura do Termo de Cooperação será realizada nesta sexta-feira (28) entre o governo estadual e a prefeitura local.

A assinatura do Termo de Cooperação está marcada para ocorrer às 15h, na quadra poliesportiva Maristela Massucato (Cristo Rei). O projeto “Tchau Poeira” foi lançado pelo Executivo Estadual com a proposta de contemplar todos os 52 municípios de Rondônia.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, cumpre uma extensa agenda na região do Vale do Guaporé e estará presente ao ato de assinatura do Termo de Cooperação. Em São Miguel, por exemplo, o investimento para a pavimentação de 5 quilômetros de ruas e de 5,1 quilômetros de recapeamento ultrapassa o valor de R$ 5 milhões. Com a chegada do programa ao município, os moradores e turistas serão beneficiados com maior segurança na trafegabilidade e, consequentemente, o fim da poeira que irá refletir, principalmente, na saúde da comunidade em consequência do asfalto nas ruas que serão atendidas com a pavimentação.

O Governo de Rondônia vai garantir o investimento total em todo Estado de mais de R$ 300 milhões, com ações desenvolvidas pelo projeto “Tchau Poeira”. Os serviços de pavimentação serão realizados pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), havendo a contrapartida da prefeitura de cada município, conforme definido no Termo de Cooperação.

Paralelo ao “Tchau poeira”, o Governo do Estado também estará levando ao município de São Miguel as ações do projeto “Governo na Cidade”, cujo objetivo é restaurar, revitalizar, conservar e implantar melhorias à infraestruturas, nos espaços e mobiliários públicos de uso comum, proporcionando bem-estar e saúde física e mental da população.

Com a assinatura do Termo de Cooperação do projeto “Governo na Cidade”, o Executivo Estadual vai efetuar os serviços de recuperação da Praça da Bíblia, com quadra sintética, arquibancada e drenagem, bem como do campo chupinzal. O investimento do Governo do Estado para o projeto em São Miguel é de aproximadamente R$ 2.265.000 (dois milhões e duzentos e sessenta e cinco mil reais).

AÇÃO SOCIAL

A Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) também estará levando para o município de São Miguel do Guaporé ações do projeto “Mamãe Cheguei”.

A secretária da Seas, Luana Rocha, estará presente ao evento e destaca que o programa “Mamãe Cheguei” trata do fornecimento de benefício eventual, com kit enxoval, que será entregue para gestantes em situação de vulnerabilidade social, econômica e que cumpram aos requisitos estabelecidos nas normas regulamentadoras. O programa é direcionado às gestantes com até 22 semanas de gestação (6 meses), que estejam em situação de vulnerabilidade social e inscritas no Cadastro Único (CadUnico).

Aproximadamente 10 gestantes serão atendidas em São Miguel pelo programa “Mamãe Cheguei”, onde receberão os kits de enxoval.

Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Daiane Mendonça

Assistência Social, Governo, Infraestrutura, Rondônia, Saneamento, Serviço, Servidores, Trânsito, Transporte