Servidor do Detran é homenageado pela sua atuação exemplar ao se aposentar

15 de julho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

José Amaral da Fonseca foi homenageado no Detran ao receber a aposentadoria compulsória

Setenta e cinco anos de idade, 35 deles dedicados ao serviço público sem faltar um único dia. Exemplo. Foram várias as qualidades de José Amaral da Fonseca exaltadas durante homenagem realizada pelo Governo de Rondônia em sua despedida do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) devido a aposentadoria compulsória, na quarta-feira (14).

José Amaral da Fonseca começou a trabalhar no Detran em 1º de março de 1986, lotado na Coordenadoria Metropolitana de Trânsito (Cometran) de Porto Velho. Em 2019, ganhou, por merecimento, a medalha “Mérito Serviços de Trânsito”.

Ele relembra que o início da carreira no serviço público foi por acaso. “Eu fui ao Detran para tirar a minha CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e lá encontrei um amigo que me perguntou o que está fazendo ali. Eu disse: vim tirar minha carteira. E, ao me perguntar onde eu estava trabalhando respondi que estava desempregado. Foi aí que ele, imediatamente, disse que no Detran tinha vaga e eu mais que depressa disse que aceitava o trabalho”, diz recordando-se ainda que “ele falou assim: ‘então nem vai pra casa, já fica ai para trabalhar que depois você providencia a documentação’. Desde então trabalho no Detran, há 35 anos”.

Depois de trabalhar como celetista por um período, José Amaral fez concurso público para o cargo de artífice/eletricista e foi aprovado sendo efetivado no quadro de servidores do Detran.

HOMENAGEM

José Amaral Fonseca é agraciado com a metalha “Mérito Serviços de Trânsito”/2019

Na despedida do servidor, o diretor-geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, participou da homenagem e agradeceu o trabalho realizado durante os 35 anos na autarquia, onde criou vínculos de amizade com os colegas de trabalho e compromisso de servir com amor e respeito. “O senhor José Amaral é um exemplo de pessoa e de servidor público para todos nós. Muito obrigado pelos 35 anos de serviços prestados ao Governo de Rondônia, através do Detran, e que o senhor aproveite bem a sua aposentadoria ao lado da sua família e amigos”, disse Neil Gonzaga.

A diretora Técnica de Veículos, Maria Aparecida Izidoro, também agradeceu o comprometimento com que José Amaral desempenhou suas atividades. O coordenador da Cometran, Edvar José Modesto, disse os servidores da unidade tiveram o privilégio de usufruir de sua presença por três décadas e meia, “com sua reputação e integridade ilibada, sempre fazendo além de suas obrigações para atender bem o contribuinte”.

“Mas agora, chegou o momento de sua aposentadoria, hora de desfrutar dos benefícios de anos de trabalho. Aproveite ao lado dos seus familiares e, sempre que quiser, volte para nos fazer uma visita, será sempre bem-vindo”, disse Edvar Modesto.

José Amaral fez questão de agradecer amigos e colegas de trabalho e, em especial, à família. “Sem minha família nada disso seria possível, muito obrigado a todos”, disse o servidor emocionado.

Texto: Eleni Caetano
Fotos: Ivi Fideles/Eleni Caetano

Distritos, Educação, Empresas, Fiscalização, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Trânsito, Transporte