Governo de Rondônia
18/04/2024

VOLUNTARIADO E PARCERIAS

Servidor leva experiência sobre parcerias a fórum internacional de filantropia no Paraná

31 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

 

Advocacy como instrumento de apoio às organizações da sociedade civil.  Esse é o tema que o  chefe do Núcleo do Terceiro Setor da Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae) do Estado de Rondônia, Rafael Vargas Lara, levará ao Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (Fife 2017), em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira brasileira com a Argentina e Paraguai.

Rafael Lara falará em Foz do Iguaçu sobre a experiência de Rondônia no terceiro setor

Rafael Lara falará em Foz do Iguaçu sobre a experiência de Rondônia no terceiro setor

O evento acontecerá da próxima terça (4) à sexta-feira (7), reunindo aproximadamente 100 atividades com o objetivo de debater gestão, compartilhar experiências e conhecimentos. O termo advocacy é inglês e ainda não ganhou tradução literal para o português. Pode ser chamado de lobby do bem. Generalizou-se ao longo do tempo em função do acelerado crescimento do terceiro setor em todo o mundo.

“O governador Confúcio Moura sempre quis ter organizações sociais bem próximas para aproveitar ao máximo os seus conceitos e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, comentou Lara, que é gestor de projetos sociais e captador de recursos desde 2006.

Ele destacou o sistema de parcerias do estado concebido pelo governador, afirmando que a ideia foi melhorada com as contribuições do setor. A infovia, por exemplo, já é compartilhada com o Hospital Santa Marcelina – parceiro da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) – e outras instituições de diferentes setores.

“As secretarias estão bem mais receptivas às propostas do governo e se viabilizam como manifestação de interesse social, em atendimento à Lei Federal nº 13019/14”, assinalou.

O Fife 2017 em Foz do Iguaçu é uma iniciativa do Instituto de Filantropia voltado para a gestão do terceiro setor. Envolve aspectos da legislação, contabilidade, comunicação, administração, voluntariado e assistência social. O evento levará àquela cidade profissionais brasileiros e estrangeiros dessas áreas de atuação.

Conheça o site do evento

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo