RECONHECIMENTO

Servidoras da 4ª Residência do DER são homenageadas no Dia Internacional da Mulher

08 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Em meio a 59 homens, 10 mulheres se destacam na 4ª Residência do DER

Em meio a 59 homens, pelo menos dez mulheres se destacam na 4ª Residência do DER no município de Cacoal

Entre os 59 homens atuantes na 4ª Residência do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) em Cacoal, dez mulheres fazem a diferença. Desde o setor administrativo, limpeza e cozinha, as mulheres se dividem em tarefas que garantem as melhores condições de trabalho aos homens.

Pensando nisso, os homens da 4ª Residência do DER tomaram a iniciativa de homenagear todas as mulheres que contribuem para o bom funcionamento do órgão. Um café da manhã foi organizado nesta quarta-feira (8) e uma lembrança foi entregue a cada uma.

“O quadro de funcionários do DER é composto em sua maioria por homens. São mecânicos, motoristas, engenheiros, auxiliares de serviços gerais que trabalham em prol de oferecer condições à população. Contudo, por trás deles, temos poucas mulheres, mas que fazem uma diferença enorme para que o trabalho siga o ritmo adequado, oferecendo todas as condições para os servidores desempenharem melhor suas funções”, destacou o residente regional Paulo Aquino.

A auxiliar administrativa Carolyna Lehum do Valle só tem elogios aos colegas de trabalho. “Quando eu entrei no DER eu tinha 19 anos, era muito jovem, e saber que eu ia trabalhar em meio a tantos homens me assustou um pouco. Mas desde sempre todos me respeitaram, me deram segurança. Agora já tem cinco anos que estou aqui, e tenho todos como uma família. Convivemos muito tempo juntos e os homens daqui sempre me ajudaram, até mesmo me auxiliando no serviço e me ajudando a me ambientar”, afirmou.

A cozinheira Márcia Viera é outra que elogia os colegas do DER. “Eu me sinto bem aqui, nos damos muito bem, o respeito é mútuo. São muitos homens e poucas mulheres, mas somos respeitadas e valorizadas. Até porque se não tratarem a gente bem, ficam sem café e sem almoço”, brincou Márcia.

O motorista Esmael Menezes é um dos 59 homens que trabalham na 4ª Residência em Cacoal. Para ele, são as mulheres que garantem um ambiente harmonizado. “Ter as mulheres aqui garante um ambiente tranquilo e harmonioso. Elas deixam seus lares, suas famílias e vêm para garantir o nosso cafezinho, as nossas refeições, um local limpo, organizado, resolvem problemas burocráticos. Enfim, são as mulheres que trazem paz e tranquilidade ao DER. Temos que homenageá-las sempre”, destacou o motorista.

O café da manhã organizado em homenagem às mulheres contou com a presença do diretor adjunto do DER, Luiz Carlos Katatal, que agradeceu o empenho das mulheres. “O que seríamos de nós sem nossas mulheres para cuidar da gente? São a nossa base em casa, na vida, no serviço. No nosso local de trabalho não seria diferente, sempre temos as mulheres que fazem toda a diferença”, ressaltou.

AÇÕES DO DER

Neste período chuvoso, a 4ª Residência Regional de DER em Cacoal tem focado sua atenção na recuperação e manutenção de diversos trechos das rodovias não pavimentadas. Além de frentes de serviços nas rodovias estaduais, o DER tem oferecido apoio à prefeitura, em relação à recuperação das rodovias municipais. “Todo ano, o período chuvoso traz inúmeras dificuldades, mas estamos unidos trabalhando para garantir a trafegabilidade de todos os cidadãos, independente se mora em rodovia municipal ou estadual. Queremos o bem de todos”, destacou o residente Paulo Aquino.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin