Governo de Rondônia
28/03/2024

OUTUBRO ROSA

Servidoras do Estado devem preencher formulário de agendamento na Seduc para exames na Carreta do Amor

09 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Programação da Campanha teve início no começo do mês em todo o Estado

 

Para o atendimento na Carreta do Hospital do Amor da Amazônia, que realizará exames de Papanicolau e Mamografia, as servidoras devem preencher formulário para garantir sua vaga no atendimento por agendamento prévio até dia 14 de outubro. A programação da Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), acontece durante todo o mês de outubro, quando o Governo de Rondônia desenvolve a conscientização e atendimento às servidoras do Estado.

Viabilizada pelo Núcleo de Saúde Ocupacional, da Gerência de Provimento, Avaliação e Saúde Ocupacional da Seduc, a assistência à saúde da mulher tem foco no bem estar e qualidade de vida do servidor no trabalho. Conforme explicou a psicóloga do Núcleo, Elisete Gonçalves, atuação é especificamente em atenção ao servidor em Educação, na capital e por meio das coordenadorias regionais em todo o Estado.

Com ações em três áreas, como a preventiva (campanhas, palestras e atividades educativas voltadas à saúde e bem estar do servidor), corretivas (quando o servidor já está em adoecimento e recebe encaminhamentos para instituições e secretarias para atendimento), e o mapeamento do adoecimento (pesquisa de identificação dos motivos de adoecimento dos servidores em todo o Estado).

A carreta atuará nos dias 21, 22 e 23 de outubro, a pedido da Seduc, para atendimento a todas as mulheres servidoras do Estado, oferecendo os exames de Papanicolau e Mamografia.

O que é necessário para realizar o exame de prevenção

Mamografia

Idade a partir de 40 anos.

Papanicolau

Mulheres que já iniciaram vida sexual;

Idade entre 25 e 64 anos;

Não ter relações sexuais pelo menos dois dias antes do exame;

Não usar pomadas ginecológicas pelo menos dois dias antes do exame;

Não estar menstruada no dia do exame.

O Núcleo de Saúde Ocupacional reforça o critério para atendimento na Carreta do Amor, as servidoras interessadas devem se dirigir ao Núcleo em horário comercial, 7h30 às 13h30, até dia 14 de outubro, no térreo do Edifício Guaporé, para preencher formulário dos exames, com cópia dos documentos pessoais, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e comprovante de residência. O atendimento ocorrerá nos períodos da manhã e tarde, no estacionamento Tambaqui, no Palácio Rio Madeira. Após a realização dos exames, o Hospital do Amor entrega o resultado em dois meses, diretamente no endereço residencial da servidora.

A campanha acontece todos os anos, com o diferencial em 2019 na antecipação da cobertura de atendimento a todas as servidoras da educação. As atividades de prevenção ao câncer de mama e colo do útero iniciaram em maio, e na ocasião, as servidoras da Seduc realizaram os exames diretamente no Hospital do Amor, para que ao chegar nesse período de outubro, apresentem o resultado ao médico para acompanhamento e atenção necessária.

Todas as ações são replicadas no interior do Estado, desenvolvendo a campanha do Outubro Rosa. A programação ainda oferece nos próximos dias vários atendimentos às mulheres, encerrando no dia 31, com a palestra “Terapias naturais na saúde emocional e reprodutiva da mulher”, ministrada pelo conferencista internacional, doutor Silmar Cristo, no Teatro Estadual Guaporé.

Leia mais: 

 Seduc abre Campanha de Prevenção do Câncer de Mama

Secretaria de Saúde promove ações de prevenção ao câncer de mama e colo de útero na Capital e no interior

Governo lança campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama e colo do útero


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gaia Bentes
Fotos: Arquivo Seduc
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Educação, Evento, Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo