Governo de Rondônia
16/04/2024

VALORIZAÇÃO

Servidoras públicas recebem homenagem em referência ao Dia das Mães e pela contribuição na eficiência dos serviços prestados à população rondoniense

10 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O secretário executivo do Gabinete, Cel. PM Raulino Ferreira da Silva, que na ocasião, representou o governador Marcos Rocha, destacou a importância das servidoras

Servidoras públicas do governo de Rondônia participaram na manhã desta sexta-feira (10) de uma programação especial em homenagem as mães, no auditório da Escola de Governo, no Palácio Rio Madeira, com a realização de palestra sobre etiqueta, oficinas de automaquiagem e exposições. A iniciativa busca valorizar aquelas que contribuem diariamente para que os serviços prestados à população rondoniense seja cada vez mais ágil e eficiente.

Exemplo disso é a professora aposentada Maria Zuleide dos Santos, 79 anos, que em 1979 foi contratada pelo Estado para trabalhar com a alfabetização de crianças. Mãe de dez filhos, oito vivos, ela recebeu uma homenagem especial e compartilhou a experiência de décadas servindo o Estado e os desafios de criar e educar seus filhos.  ‘‘Me senti valorizada, agradeço a Deus, ao governador e a Escola do governo que me proporcionaram isso’’, disse.

A professora aposentada Maria Zuleide dos Santos ao lado do filho Jarde Ferreira dos Santos

 

Ela ficou emocionado ao ouvir a declaração do filho, o sargento da Polícia Militar e professor Jarde Ferreira dos Santos. ‘‘Minha mãe é minha vida, ela que cuidou de mim, me protegeu, me alfabetizou. Não existe pra mim amor maior que esse’’, conta Jarde. A professora aposentada ensina que o caminho para criar bem os filhos é sempre está presente na vida deles, mesmo se dedicando ao trabalho, é preciso ter tempo para estar com os filhos e ajudá-los.

Jarde conta com orgulho a história da mãe que considera uma guerreira. Nascida em Tianguá (CE), ela chegou em Rondônia em dezembro de 1952 onde morou em Iata, distrito de Guajará-Mirim e em 1960 se mudou para a cidade de Guajará-Mirim.

Sua casa que era de palha pegou fogo, todos os documentos foram queimados, inclusive o que comprovava a escolaridade, e ela teve cursar novamente o Ensino Fundamental. Aos 24 anos concluiu o Ensino Fundamental e em 1968 começou a lecionar para alfabetização de jovens e adultos. Em 1984 conclui o Ensino Médio (Magistério) e aos 65 anos concluiu a faculdade de pedagogia.

Servidoras participam de uma programação especial com palestras e oficinas de automaquiagem

Mulheres como Maria Zuleide dos Santos tem feito a diferença dentro do governo. O secretário executivo do Gabinete, Cel. PM Raulino Ferreira da Silva, que na ocasião representou o governador Marcos Rocha, destacou a importância das mães na formação de cidadãos e que o governo valoriza e reconhece as servidoras pelo desempenho apresentado.

Também reforçou o reconhecimento do trabalho eficiente das servidoras, o superintendente estadual de Gestão de Pessoas, Cel PM Julio Figueiroa.

Secretária da Seas Luana Rocha fala da força da mulher no serviço público e criação dos filhos

‘‘A figura materna a gente não esquece. O amor que sentimos pelas nossas mães é algo que a gente nem entende, vem de Deus. Esse amor é o reflexo que trazemos para dentro do governo. Essa valorização dos servidores é o que busca o governador Marcos Rocha, por isso a realização de momentos como esses’’, disse o superintendente.

Mães de dois filhos, a primeira-dama e secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, que também preparou uma homenagem especial as servidoras destacou a diferença que as mulheres fazem no desenvolvido do Estado e dentro dos seus lares com a educação dos filhos.

‘‘É um dia de comemoração em homenagem ao Dia das Mães e o governo do Estado está proporcionando algumas comemorações dentro do Palácio Rio Madeira. Estamos muito felizes de estar proporcionando isso para as mamães. São mamães que trabalham conosco e também nos seus lares, guerreiras. Obrigada por participar do governo do Estado de Rondônia, obrigada por se dedicar ao Estado, e dentro de casa a seus filhos, onde dão suas forças como mulher e como mãe. A todas um Feliz Dia das Mães’’.

Leia mais.

Mães são homenageadas com entrega de rosas no trânsito e na sede do Detran

Laço maternal liga mãe e filha na área de Tecnologia da Informação em Rondônia

Mensagem do governador Marcos Rocha às mães rondonienses

Banco de Leite pontua mais de 8 mil atendimentos com promoção da doação e apoio ao aleitamento materno


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo