Governo de Rondônia
25/04/2024

SISTEMA PRISIONAL

Servidores da Casa de Detenção Urso Branco participam do ciclo de capacitação continuada em Porto Velho

17 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Servidores da Casa de Detenção Dr. José Mário Alves (Urso Branco) iniciaram nessa segunda-feira (16), em Porto Velho, participação no Ciclo de Capacitação Continuada da Escola de Estudos e Pesquisas (Esep). Segundo o diretor da escola, Cláudio Negreiros, os cursos elaborados para capacitação dos servidores do sistema penitenciário têm duração de três dias. O ciclo é composto por aulas teóricas e práticas sobre Ética no Ambiente de Trabalho, Relações Interpessoais, Manual de Administração Penitenciária (Masp), Noções de Primeiros Socorros, Direitos humanos e Reinserção e Segurança do Ambiente Carcerário. Ao final todos receberão certificado.

O curso tem duração de três dias e é composto por seis disciplinas

O curso tem duração de três dias e é composto por seis disciplinas

“O objetivo é mostrar para os servidores que a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) investe na capacitação dos mesmos, e tem aberto espaço para eles participem das discussões. São oferecidas 30 vagas por semana. Para algumas unidades é necessário mais de uma semana, por causa da quantidade de servidores”, disse Cláudio.

Para o agente penitenciário, Nielton Guimarães, é importante participar do ciclo de capacitação pela evolução do conhecimento e aprendizagem, que resultam em melhorias no exercício profissional. “Temos que estar bem instruídos e preparados para lidar com as pessoas privadas de liberdade. A capacitação agrega experiência, por isso nossa participação é muito válida”, afirmou.

Cláudio explicou que o ciclo de capacitação teve início no mês de março e segue até o final de dezembro. “Começamos a capacitação com os servidores da Penitenciária Feminina, Presídio de Médio Porte (Pandinha) e agora o Urso Branco”, disse, ressaltando que a Penitenciária Feminina foi a unidade que teve 100% de participação.

Ainda conforme Cláudio, o ciclo de capacitação também será levado para o interior do estado. “Até o momento foram ministrados cursos esporádicos com armamento e tiro, carabina ct.40 e Spark nas unidades dos municípios de Guajará-Mirim, Ariquemes, Jaru e Buritis. Os próximos serão em Cerejeiras, Alvorada d’Oeste e Ji-Paraná”, adiantou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cíntia Xavier
Fotos: Cíntia Xavier
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Justiça, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo