Governo de Rondônia
Terça, 02 de março de 2021

SISTEMA PRISIONAL

Servidores da Casa de Detenção Urso Branco participam do ciclo de capacitação continuada em Porto Velho

17 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Servidores da Casa de Detenção Dr. José Mário Alves (Urso Branco) iniciaram nessa segunda-feira (16), em Porto Velho, participação no Ciclo de Capacitação Continuada da Escola de Estudos e Pesquisas (Esep). Segundo o diretor da escola, Cláudio Negreiros, os cursos elaborados para capacitação dos servidores do sistema penitenciário têm duração de três dias. O ciclo é composto por aulas teóricas e práticas sobre Ética no Ambiente de Trabalho, Relações Interpessoais, Manual de Administração Penitenciária (Masp), Noções de Primeiros Socorros, Direitos humanos e Reinserção e Segurança do Ambiente Carcerário. Ao final todos receberão certificado.

O curso tem duração de três dias e é composto por seis disciplinas

O curso tem duração de três dias e é composto por seis disciplinas

“O objetivo é mostrar para os servidores que a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) investe na capacitação dos mesmos, e tem aberto espaço para eles participem das discussões. São oferecidas 30 vagas por semana. Para algumas unidades é necessário mais de uma semana, por causa da quantidade de servidores”, disse Cláudio.

Para o agente penitenciário, Nielton Guimarães, é importante participar do ciclo de capacitação pela evolução do conhecimento e aprendizagem, que resultam em melhorias no exercício profissional. “Temos que estar bem instruídos e preparados para lidar com as pessoas privadas de liberdade. A capacitação agrega experiência, por isso nossa participação é muito válida”, afirmou.

Cláudio explicou que o ciclo de capacitação teve início no mês de março e segue até o final de dezembro. “Começamos a capacitação com os servidores da Penitenciária Feminina, Presídio de Médio Porte (Pandinha) e agora o Urso Branco”, disse, ressaltando que a Penitenciária Feminina foi a unidade que teve 100% de participação.

Ainda conforme Cláudio, o ciclo de capacitação também será levado para o interior do estado. “Até o momento foram ministrados cursos esporádicos com armamento e tiro, carabina ct.40 e Spark nas unidades dos municípios de Guajará-Mirim, Ariquemes, Jaru e Buritis. Os próximos serão em Cerejeiras, Alvorada d’Oeste e Ji-Paraná”, adiantou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cíntia Xavier
Fotos: Cíntia Xavier
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Justiça, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade


Compartilhe