Governo de Rondônia
28/03/2024

CURSO

Servidores da Idaron recebem qualificação sobre software que permite análise de dados georreferenciados

20 de fevereiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

O curso está sendo realizado em Ouro Preto do Oeste, interior de Rondônia

Por iniciativa da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), o Governo de Rondônia promove a qualificação de 30 servidores para a utilização do software ‘QGIS’ nas ações de Defesa Sanitária. O programa é um software livre com código-fonte aberto, uma multiplataforma de sistema de informação geográfica que permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados.

O curso de qualificação teve início na segunda-feira (17), com encerramento nesta sexta-feira (21), e é voltado aos profissionais que atuam como Analistas de Cadastros. “Os Analistas de Cadastros são servidores vinculados às unidades, qualificados pela Coordenação do Programa de Cadastro e atuantes mediante programação realizada pelas Supervisões Regionais”, expôs Cleidinei Ferreira da Rocha, coordenador do Programa de Cadastro Agropecuário.

Segundo ele, o objetivo é aperfeiçoar as ações que vêm sendo implementadas pela Agência, por meio do Programa de Cadastro Agropecuário. “O QGIS permitirá aos servidores da Idaron a geração de dados e avaliação dos já existentes, além da coleta de coordenadas das sedes e de acessos, avaliação de áreas de riscos e propriedades vizinhas e o direcionamento das ações realizadas pelas unidades, principalmente considerando os riscos para a defesa sanitária e direcionamento das ações técnicas”, salientou.

O programa também será utilizado no auxílio aos gestores. “Enfim, será útil a todos os usuários para realizar análises, definir estratégias, realizar planejamento. O software também permite confrontar as ações realizadas com as demandas de campo”, acentuou. “Não há como fazer defesa sanitária sem uso de geotecnologia, principalmente porque o QGIS é um recurso de extrema relevância nas avaliações geoespacializadas, contribuindo para tomadas de decisões com maior celeridade e eficiência pela equipe técnica”, definiu o coordenador.

O curso é realizado no Graúna Resort Hotel, na Rua João Barbosa Gonçalves, Setor das Chácaras, em Ouro Preto do Oeste, interior de Rondônia.

Leia mais:

Idaron apoia ações do Acre para que o estado se torne zona livre de Aftosa sem vacinação

Servidores da Idaron são capacitados para utilizar de sistema que permite acompanhar notificações imediatas de suspeita de doenças


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Toni Francis
Fotos: Idaron
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Capacitação, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo