CAPACITAÇÃO

Servidores da PGE-RO participam de curso sobre Gestão Patrimonial no Setor Público

20 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O professor, Marízio Martins da Costa, entrega os certificados aos servidores Vidal Nogueira e Valessa Gama.

Servidores da Procuradoria Geral do Estado de Rondônia participaram, nesta semana, em Brasília, de um curso para aperfeiçoamento e atualização na área de Gestão Patrimonial no Setor Público. Com o objetivo de aprimorar conhecimentos e aprender novos, o curso tratou sobre Estoque Físico e o Imobilizado Contábil no Novo Modelo, Como Controlar Estoque e os Bens Permanentes, Obrigatoriedade de Reavaliação e Depreciação de Bens Móveis e Imóveis, o Novo Plano De Contas Obrigatório, Relacionamento de Materiais com o Manual da Despesa Pública, e Controle do Imobilizado e Inventário por Plaqueta com Chip-Rádio Frequência – Rfid.

Durante três dias, o chefe do setor de Patrimônio, Vidal Nogueira; a contadora, Priscila Aziel; e a técnica da Procuradoria, Valessa Gama, tiveram acesso a uma programação com aulas em dois turnos e, além da teoria, exercícios práticos foram realizados para a consolidação do conteúdo dado em sala.

“Eu consegui tirar muitas dúvidas durante o curso e esclarecer pontos que são fundamentais para trazer mais qualidade às atividades desempenhadas pela Patrimônio. Foi muito importante ter participado dessa capacitação para poder aprender novas práticas que tendem a melhorar a execução do nosso trabalho dentro da Procuradoria. Conheci um software que facilita muito o controle e a localização de bens que é o Chip-Rádio Frequência. Esta tecnologia seria muito útil na PGE-RO”, comentou o chefe do setor de Patrimônio – Vidal Nogueira.

As aulas foram ministradas pelo instrutor Marízio Martins da Costa, profissional com mais de 25 anos de experiência na área de Orçamento e Finanças, Gestão de Custos, Auditoria e Materiais. “O curso foi muito proveitoso e falou sobre a gestão patrimonial de forma bem ampla, tanto na parte contábil como na parte de controle. O professor explicou de uma forma bem dinâmica e clara os processos envolvendo a administração patrimonial e trouxe as atualizações da legislação necessárias para gerir melhor o patrimônio da instituição, no nosso caso, a da Procuradoria Geral do Estado”, contou a técnica da Procuradoria – Valessa Gama.

E como forma de incentivar a constante qualificação dos procuradores e servidores da PGE-RO, a Instituição implementou o Programa Permanente de Pós-Graduação. A medida objetiva, também, o cumprimento do princípio constitucional da eficiência, pois mediante o aperfeiçoamento funcional, os serviços prestados pela Procuradoria tendem a alcançar melhores resultados.Os cursos contemplados são de doutorado, mestrado, pós-graduação e extensão. “O FUMORPGE trouxe inúmeras vantagens não só para nossa estrutura física como para a capacitação de pessoal. A estruturação tecnológica foi toda feita por meio do Fundo, assim como a adequação da estrutura física e o incentivo ao aperfeiçoamento profissional mediante cursos que são custeados pela Instituição”, ressaltou a gerente Administrativa e Financeira da PGE – Geanny Márcia Barbosa.

O recurso para subsidiar o Programa de Capacitação é oriundo do Fundo Especial de Modernização da Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (FUMORPGE) – criado pela Lei nº 3.537, de abril de 2015- e que tem por finalidade complementar os recursos financeiros indispensáveis ao custeio e aos investimentos da Instituição.

Desde 2017, com a verba arrecadada, a PGE-RO já investiu na aquisição de imóveis para a as Regionais de Cacoal, Vilhena e Ji-Paraná, o que representa uma economia em aluguéis a longo prazo; veículos oficiais para as 4 Regionais e um para a Representação em Brasília – melhorando as condições de trabalho; compra de bens permanentes, em especial de tecnologia da informação – o que possibilita o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pela PGE-RO; e a promoção de capacitação de procuradores e servidores. Entre as ações previstas para execução, está a realização de concurso público para Procurador do Estado.

Texto: Ana Viégas
Fotos: Priscila Aziel