Governo de Rondônia
26/04/2024

MELHORIAS

Servidores da saúde são capacitados para unificar classificação de risco de pacientes

10 de dezembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Capacitação em classificação de risco

Com o objetivo de uniformizar a classificação de risco dos pacientes atendidos nas redes de urgência e emergência de Rondônia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza uma capacitação para unificar a linguagem entre os profissionais de saúde destas unidades.

O curso faz parte das ações propostas pela consultoria do Hospital Sírio-Libanês realizada durante três meses no Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho, que teve como objetivo o diagnóstico do hospital, desenvolvimento do plano de contingência, melhoria nos processos e estabelecimento de protocolos clínicos.

Durante três dias, enfermeiros e médicos das UPA’s Sul e Leste, Pronto Atendimento Ana Adelaide e José Adelino e do Pronto Socorro João Paulo II são treinados para colocar uma classificação de risco única para todas as unidades que atendem emergências. “Temos que entender para onde mandar os pacientes, e eles também devem saber onde procurar atendimento conforme as suas necessidades”, disse o assessor técnico da Sesau, Sergio Paulo de Melo.

”Uma vez que os pacientes azuis e verdes forem atendidos nas unidades básicas de saúde e os pacientes amarelo e vermelho nas UPAs, o paciente grave será atendido na hora certa no João Paulo II. Estamos melhorando o fluxo para atender melhor a população que procura por um atendimento justo e humanizado, seja em qual for a unidade”, destacou a assessora técnica da Sesau Patrícia Alencar.

MELHORIAS NA GESTÃO DE LEITOS

Alguns resultados obtidos pelo grupo SOS João Paulo II e a consultoria do Hospital Sírio Libanês, embora que tímidos já começaram a aparecer. Como por exemplo; a melhoria dos processos internos de trabalho e protocolos clínicos.

Os progressos na reorganização da gestão de leitos de retaguarda contratualizados e do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP) possibilitaram a diminuição do número de pacientes internados nos corredores e garagem do Pronto Socorro.

“Esse gerenciamento no fluxo de leitos tem contido a superlotação durante a semana, nos fins de semana o número aumenta, estamos trabalhando para evitar que pacientes voltem aos corredores, porém para resolver definitivamente o problema só com a construção do novo hospital”, explica o titular da Sesau, Fernando Máximo.

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

O Sistema de Manchester é uma metodologia científica que confere, por meio de cinco cores, a classificação de risco para os pacientes que buscam atendimento em uma unidade de pronto atendimento.

A classificação determina a prioridade no atendimento e quais condutas devem ser adotadas pelas equipes assistenciais em cada caso.

Leia mais:

 Medicamentos para emagrecer vendidos como fitoterápicos em redes sociais são proibidos pela Anvisa

 Órgãos de proteção atuam para garantir direito do consumidor nas compras de final de ano

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Ítalo Ricardo e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo