Governo de Rondônia
19/04/2024

EDUCAÇÃO

Servidores da Seduc participarão de Seminário sobre a Educação de Surdos em Brasília

21 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Servidores públicos da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) participam nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23) do Seminário de Gestores Estaduais sobre a Educação de Surdos/Surdocegos/Deficientes Auditivos e da Reunião Técnica de Dirigentes de Educação Especial dos Estados e do Distrito Federal, que acontecerão, em Brasília, no Ministério da Educação (MEC).

O evento será promovido pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) e organizado pela Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs) e a Diretoria de Educação Especial – DEE, e é destinado para aos secretários de Estados e lideranças surdas dos municípios e estados Brasileiros.

A Seduc autorizou as participações dos servidores Jadilson Serafim, professor de Libras, da Coordenadoria Regional de Ensino de Pimenta Bueno , Arcélia Lopes Moline de Araújo, técnica pedagógica, do Núcleo de Educação Especial da Gerência de Educação Básica e Neide Alexandre do Nascimento, Intérprete e tradutora de Libras, da Gerência da Mediação de Formação e Capacitação Técnica e Pedagógica  da Diretoria Geral de Educação de Rondônia.

Neide afirmou que os eventos têm como objetivo apresentar, discutir e avaliar metas e políticas públicas nas áreas:  Educação Bilíngue de Surdos e Educação Especial.

A  abertura dos eventos serão realizadas de forma conjunta e a programação seguirá até sexta-feira, com palestras, relatos de experiências, Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE), Painel de Indicadores do Simec, grupos de trabalho para levantamento de sugestões e avaliações das áreas, apresentação do documento das sugestões e avaliação das áreas.

A tradutora e Intérprete Neide Alexandre do Nascimento, destaca a importância dos eventos, visto que reveste-se de expectativa para aquisição de conhecimentos. “Vamos contribuir para a implementação da Política de Educação Bilíngue de Surdos, a qual norteia-se pelos princípios de respeito e de promoção da especificidade linguística e cultural dos surdos usuários da língua de sinais e a organização dos serviços educacionais, ofertados nas escolas e ainda políticas Inclusivas voltada para o público da Educação Especial em Rondônia”, asseverou Nascimento.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Walteir Costa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo