Servidores da Sejus são homenageados com Medalha de Mérito Legislativo

04 de dezembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

O gerente regional do Sistema Prisional Jairo Barbosa recebendo a homenagem

A Assembleia Legislativa de Rondônia homenageou nesta segunda-feira (3) o governador Daniel Pereira (PSB), o secretário interino de Justiça, Cleiton Camillo, e servidores da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) com outorga de Medalha de Medalha de Mérito Legislativo, em reconhecimento às ações voltadas ao fortalecimento e bom andamento do sistema prisional. A solenidade foi realizada no Plenário da Casa de Leis, proposta pelo deputado estadual Anderson do Singeperon (Pros), que é da carreira penitenciária.

O deputado Anderson Pereira destacou que, no atual governo, o sistema prisional rondoniense teve importantes avanços, em especial no que tange a valorização dos servidores. “Sou servidor do sistema carcerário há 14 anos e acompanho de perto a Sejus. Como um deputado classista, luto pela melhoria do serviço público e pela valorização do servidor. E também não posso deixar de reconhecer quando o sistema prisional funciona de forma organizada e contida, por isso, é justa essa homenagem ao governador Daniel Pereira e a todos que o ajudaram”, elencou o parlamentar.

O governador Daniel Pereira agradeceu pelo reconhecimento e homenagem, e lembrou que, ao assumir o Estado, enfrentou desafios, como também serão enfrentados pelo próximo governador. Mas otimizou que encerra a gestão com ”o Estado no rumo certo”. “Essa medalha que recebo não é somente por mim, mas também por  todo o corpo técnico que vem trabalhando no desenvolvimento do Estado de Rondônia. Hoje somos um dos estados mais equilibrados do país”, ressaltou Daniel.

Durante a solenidade, foi dada oportunidade a servidores homenageados, que contribuíram em suas funções para pontuais melhorias no sistema prisional estadual, como Mirian Moret de Freitas. Agente penitenciária há 28 anos, Mirian revelou que foi vista com desconfiança ao assumir a Gerência de Saúde do Sistema Prisional, mas apontou que a homenagem mostra o reconhecimento a um trabalho em equipe, que ela diz ter sido feito  com responsabilidade e dedicação.

Mirian Moret é agente penitenciária há 28 anos e está como gerente de Saúde do Sistema Prisional

“Trabalhamos firmes, com uma equipe comprometida, atendendo as demandas voltadas à saúde dos presos, bem como a saúde dos servidores”, declarou Mirian concluindo dizendo  que “ser agente é uma honra! E essa homenagem é em nome de todos esses heróis, que são guerreiros!”.

Outro servidor a falar foi o comandante regional do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape) da Secretaria de Justiça, Rogério Viana de Siqueira: “jamais imaginaria ser homenageado dessa forma”.

Siqueira destacou a importância do Gape, que foi criado em junho de 2017, passando a intervir em situações de motins e rebeliões dentro das unidades prisionais do Estado – antes a intervenção era feita pela Polícia Militar. “A longo desses anos, conseguimos fazer com que as facções criminosas não se alastrem pelo Estado. Os agentes estão de parabéns, e a sociedade ganha com isso,  porque quando temos prisões controladas a população fica mais segura, e nossos policiais podem trabalhar nas ruas mais tranquilos”, destacou Siqueira.

Rogério Siqueira destacou a atuação do agentes do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape)

O comandante do Gape ainda agradeceu ao Estado, em nomes de todos os agentes penitenciários, pela realização Curso de Prevenção Rápida em Recinto Carcerário realizado em Porto Velho no mês de setembro deste ano, promovido pela  Sejus e ministrado pela Diretoria Penitenciária de Operações Especiais do Distrito Federal (DPOE/DF). “Foi o melhor já realizado aqui no Estado, e esperamos que seja dada continuidade aos investimentos na capacitação dos servidores do sistema prisional”, concluiu Rogério Siqueira.

Os demais agentes homenageados foram Arinaldo Nobre de Lima, Marco Aurélio Rodrigues Lira, Raimundo Nazareno Alves da Silva, Luiz Carlos Pereira e Jairo Barbosa Prata Filho.

Texto: Lucas Tatuí
Fotos: Gilmar de Jesus/ALE/RO