Governo de Rondônia
23/04/2024

SUSTENTABILIDADE

Servidores da Sepog são capacitados para implantar agenda ambiental reconhecida pela ONU

30 de outubro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Servidores da Sepog

Com certificação da Unesco, servidores da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) estão aptos a implantar no âmbito do órgão a  Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, programa do Ministério do Meio Ambiente que tem como principal objetivo estimular os órgãos públicos do país a implementarem prática de sustentabilidade.

O curso de capacitação dos servidores foi oferecido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 14ª Região e ministrado pela Consultora Ambiental da ONU – Organização das Nações Unidas no Brasil, Patrícia Fazano.

A partir da habilitação dos servidores, a Sepog deve agora formalizar a parceria entre o órgão e o ministério e criar a comissão que coordenará os trabalhos dentro da pasta.  As atividades envolverão os seis eixos trabalhados pela agenda sendo eles: o uso racional dos recursos naturais públicos; gestão de resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores; compras públicas sustentáveis; e construções, reformas e ampliações sustentáveis.

“A administração pública é uma grande consumidora de recursos naturais de bens e serviços. Dessa forma, é de suma importância buscar alternativas que possam amenizar os impactos socioambientais negativos. O governador Confúcio Moura tem determinado a adoção de medidas que tenham foco na sustentabilidade e no consumo consciente com racionalização do dinheiro público”, explicou o secretário da Sepog, George Braga, ao destacar a importância da participação dos servidores no evento.

Para a servidora Iris Cristina Gurgel, a adesão da Sepog ao programa é importante porque vai inserir princípios e práticas de sustentabilidade no órgão, criando uma base para a cultura da sustentabilidade.

Entre os objetivos da A3P está estimular a ética e promover a autoestima dos servidores públicos, proporcionando a mudança de atitude com a ideia e incorporarem critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras.

Em 2002, a A3P foi reconhecida pela Unesco, ganhando o prêmio ‘O melhor dos exemplos na categoria Meio Ambiente’, sendo também incluída no Plano Plurianual como ação integrante do Programa de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Capacitação, Cursos, Ecologia, Educação, Governo, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo