Governo de Rondônia
29/03/2024

CAPACITAÇÃO

Servidores de 17 cidades serão capacitados em Ji-Paraná para alimentar plataforma digital do SUS

18 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Na segunda-feira, técnicos da Sesau prepararam o planejamento para a realização da capacitação dessa semana em Ji-Paraná

Representantes do serviço público de saúde de 17 municípios serão capacitados durante essa semana em Ji-Paraná. O treinamento inicia na terça-feira (19) e encerra na sexta-feira (22), no auditório da Unijipa, sempre no horário comercial. O objetivo é de que os servidores alimentem a plataforma online do Sistema Único de Saúde (SUS). A capacitação será ministrada por técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau).

Denominado DigiSus, o sistema tem a finalidade de unificar as informações da atenção básica junto ao sistema do governo federal. A atenção básica é a principal ação de política e estratégia de serviço público de saúde das prefeituras nos atendimentos médicos e ambulatoriais, especialmente os preventivos.

O DigiSus é um módulo de planejamento por meio da plataforma online para auxiliar o gestores municipais no processo de planejamento das ações e serviços de saúde. Por meio desse mecanismo, os gestores poderão alimentar o plano de saúde, a programação anual de saúde e enviar os relatórios de gestão sistematizando os dados.

“Capacitados, os agentes municipais vão abastecer o DigiSus proporcionando celeridade e padronizando resultados. É a transparência sobre o que é gasto e a maneira como é aplicada as verbas públicas destinadas aos municípios, tanto no âmbito federal quanto estadual”, detalha a chefe de núcleo da Sesau, Eloia Duarte.

A capacitação realizada pela Sesau já ocorreu no Sul de Rondônia e na região de Cacoal. Em Ji-Paraná serão envolvidos representantes das regiões Central, Vale do Guaporé, Ouro Preto do Oeste e Jaru. “Ainda em fevereiro vamos aplicar a capacitação em Rolim de Moura, na Zona da Mata, e Ariquemes, no Vale do Jamari. Em março, encerramos as atividades em Porto Velho, que abrange toda região que se estende a Guajará-Mirim”, detalha Eloia Duarte.

“Que a tecnologia digital já é parte da vida das pessoas ninguém duvida. E a aplicação dessa tecnologia no serviço público vem de encontro aos anseios de toda população, que é a transparência”, avalia Ivo da Silva, o gerente regional da Sesau em Ji-Paraná.

Leia mais:

 Mão de obra de reeducandos é aproveitada em órgão público estadual em Ji-Paraná

 Novas viaturas reforçam as ações do Grupo de Ações Penitenciárias, em Ji-Paraná


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Economia, Evento, Governo, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo