29/03/2024

SIPAT

Servidores do DER em Ariquemes participam de atividades preventivas a acidentes de trabalho

25 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Servidores do DER em Ariquemes participam de atividades de prevenção a acidentes

Termina nesta sexta-feira (25) a primeira Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) que acontece desde segunda-feira em oito Residências do Departamento de Estradas de Rodagem e Infraestrutura de Serviços Públicos (DER) em Rondônia.

A ação do governo estadual, organizada pelo Núcleo de Segurança do Trabalho, consiste em várias atividades voltadas à conscientização dos colaboradores a assuntos pertinentes à segurança e saúde no trabalho e qualidade de vida através de palestras, teatros, dinâmicas, concursos, entre outras atividades.

Em Ariquemes, além das palestras sobre segurança e saúde no trabalho, doenças sexualmente transmissíveis, tabagismo e alcoolismo a Unidade também  fez uma parceria com a prefeitura, que por meio da Unidade de Saúde do Setor 6 realiza exames de glicemia, hepatite B e C, HIV, sífilis e aferição da pressão arterial. Ao todo, 65 servidores participaram.

Aos 69 anos, 28 deles trabalhando no DER, a cozinheira Rosa Conceição Beleza ficou contente ao descobrir que os resultados de seus exames deram negativos. “Vou completar 70 anos, e os resultados dos meus exames são de uma menina”, disse.

Ela relaciona o resultado da boa saúde e alegria de viver às caminhadas que faz todos os dias, ao ir ao trabalho. “Não sei andar de bicicleta e nem tenho carro. Gosto mesmo é de caminhar”, enfatizou  Rosa, que segundo ela tem muita energia para o trabalho e os afazeres de casa, porém no próximo ano vai se aposentar por tempo de serviço.

Já o soldador Israel Porto, de 40 anos, servidor celetista há quatro meses, não teve a mesma sorte de Rosa. O  resultado de glicemia (açúcar)  teve resultado superior  a 400, quando o nível normal é inferior a 100 mg/dl.

Segundo ele, a ação foi muito importante e vai fazer a diferença de agora para frente na qualidade de vida. “Não fiquei surpreso pelo resultado, uma vez que meu pai é diabético, e eu não estava me cuidando. Mas não esperava que estivesse tão alta. Vou fazer os outros exames e ir no médico para cuidar”.

A enfermeira Edna Martins conta que o momento foi oportuno para intensificar a campanha Novembro Azul, alertando os homens acima de 40 anos sobre a importância de ir ao médico e verificar como está a saúde, e que o exame de próstata pode ser feito sem toque retal, simplesmente com a realização de um exame de sangue, chamado PSA.

De acordo com os resultados dos exames dos  50 pacientes, foram constatados em 20% pressão alterada, 10% nível glicêmico alto e 1,5% hepatite B. “Já agendamos os exames laboratoriais e serão encaminhados ao médico para tratamento e também agendamos o PSA”, informou.

Rosa mostra contente o resultado dos exames

Segundo Edna, para realizar a ação junto com o DER, a prefeitura disponibilizou a enfermeira e mais oito agentes comunitários. “Essa equipe é fundamental na ação, sem ela não conseguiríamos atender a todos”.

O presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidente (Cipa), Gilmar da Silva, disse que os servidores que tiveram os exames alterados serão acompanhados de perto.

“Essa ação é importante em todos os sentidos não só  para os servidores, como para o governo. Com a atenção do governo com seus funcionários, nos sentimos valorizados e cuidados, assim trabalhamos mais felizes”, disse Silva.

Além de Ariquemes, a ação acontece simultaneamente na sede administrativa do DER, e nas Residências de Colorado, Cacoal, Rolim de Moura, Ji-paraná, Pimenta Bueno, Ouro Preto do Oeste e Porto Velho.

A Sipat é um programa obrigatório previsto na Legislação Trabalhista, Portaria nº 3.214, NR-5 alínea O, item 5.16.

Texto: Suelly David
Fotos: DER-Ariquemes

Capacitação, Evento, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Serviço, Servidores