TREINAMENTO

Servidores do DER participam de capacitação para padronização dos serviços executados nas rodovias de Rondônia

24 de dezembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

O intuito é para que o serviço realizado na Zona da Mata seja executado com a mesma qualidade nas outras regiões do Estado

Buscando a padronização dos serviços executados pelas 14 Regionais e quatro Usinas de Asfalto do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), os servidores, residentes, gerentes de usinas, engenheiros e demais membros do corpo técnico de Cacoal, Pimenta Bueno, São Francisco do Guaporé e a Regional e Usina de Rolim de Moura, participaram na manhã de quarta-feira (23) de uma capacitação sobre “Boas Práticas de Obras de Engenharia”, visando a padronização dos serviços realizados nas rodovias pavimentadas e não pavimentadas.

O gerente regional do DER, engenheiro civil Carlos Silva Morais, mestre em pavimentação rodoviária, explica que a padronização dos serviços executados pelo DER tem o objetivo de serem realizados com planejamento, qualidade e economicidade.

“A capacitação/palestra acontecerá em todas as Regionais, o intuito é que o serviço que for ser realizado aqui na região da Zona da Mata, também seja executado com a mesma qualidade nas outras regiões do Estado”, disse Carlos Silva.

Segundo Elias Rezende, o DER tem capacidade de fazer todos os serviços com qualidade. “O que precisamos é de organização e padronização dos serviços. Quando o engenheiro Carlos apresentou a ideia, entendemos a importância de ganharmos esse tempo aqui para padronizar os trabalhos e serviços nas rodovias pavimentadas e não pavimentadas, pois ao aprimorarmos as técnicas e padronizarmos, estaremos executando um serviço eficaz e de excelência em todo o Estado de Rondônia. Essa é uma determinação do governador, Coronel Marcos Rocha, para que sejam oferecidas capacitações aos nossos servidores. Na última sexta-feira, (18), o encontro aconteceu em Ji-Paraná, hoje aqui em Rolim de Moura e vamos dar sequência em todas regionais”, pontuou.

A padronização traz o método correto dos serviços realizados na pavimentação, desde o tratamento do buraco “panela”, o recebimento do concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), até a forma correta da aplicação do cascalhamento das rodovias não pavimentas e instalação dos tubos de aço e concreto, além dos demais serviços como roçagem e outros.

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Ricardo Barros