DIREITO E CIDADANIA

Servidores do DER participam de palestra da Campanha de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual, em Rolim de Moura

07 de novembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

O ouvidor Francisco Brito e a psicóloga Elucineia Mendes estão realizando as palestras nas 14 regionais e quatro usinas de asfalto do DER

Os servidores da 5ª Residência Regional e 4ª Usina de Asfalto do Departamento Estadual de Estradas Rodagem e Transportes (DER) em Rolim de Moura, participaram na manhã de sexta-feira (6), da palestra da 1ª Campanha de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual, tendo como palestrantes os servidores de carreira do DER, o ouvidor Francisco Brito e a psicóloga Elucineia Mendes com os temas: “O que é o assédio moral na Administração Pública e como ocorre”; “Atitudes que expressam o assédio e suas consequências”.

A Campanha de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual, é realizada pelo Governo de Rondônia, por meio da Ouvidoria Geral do Estado em parceria com o DER e atenderá todas as 14 regionais e as quatro usinas de asfalto do DER visando garantir os direitos e a valorização humana entre os profissionais do DER.

A palestra aconteceu no pátio da 5ª Residência Regional e contou com a presença do gerente da 4ª Usina de Asfalto, engenheiro civil Henrique Sesana, residente da regional em Rolim de Moura, Ezequiel Cassol, o gerente regional da Coordenadoria de Operações e Fiscalização (COF), engenheiro Carlos Silva Morais, chefe de campo, Sebastião Cardoso e servidores.

A psicóloga Elucineia Mendes, destaca o DER tem valorizado e incentivado as ações voltadas para a saúde mental e ampliado o atendimento para todas as regionais atendendo os servidores, e agora com a ideia voltada em proteger e orientar sobre possíveis crimes no ambiente de trabalho. “O diretor-geral, Elias Rezende e o governador, coronel Marcos Rocha, tem determinado que as orientações aconteçam para todos os servidores, visando prevenir os assédios sexuais e morais no dia a dia do ambiente de trabalho”, frisou.

O projeto vem para esclarecer e orientar sobre o assunto, que muitas vezes deixa o ambiente de trabalho desagradável

“Muitos servidores não conhecem os seus direitos. O projeto vem para esclarecer sobre o assunto, que muitas vezes deixa o ambiente de trabalho desagradável. Com isso buscamos melhorar o desempenho dos servidores e a relação entre os gerentes regionais. Assim, combatemos o assédio no DER e valorizamos os nossos servidores. Toda a campanha de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual é coordenada pela Ouvidora Geral, Etelvina da Costa Rocha da Ouvidoria do Estado”, pontuou o ouvidor Francisco Brito.

O diretor-geral do DER, Elias Rezende, frisou que o assédio moral e sexual nas relações de trabalho deve ser tratado como prioridade pelas organizações, públicas e privadas. “Todo órgão deve seguir essa linha e evitar que aconteçam assédios no ambiente de trabalho. A conscientização para a prevenção das práticas, muitas vezes são reprodutivas de padrões de condutas antigas e transmitidas por gerações de gestores. O governador, coronel Marcos Rocha, tem cobrado a valorização dos nossos servidores”, finalizou.

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Ricardo Barros