Governo de Rondônia
23/04/2024

HUMANIZAÇÃO

Servidores do DER recebem atendimento psicológico para prevenção da saúde mental

28 de agosto de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

A psicóloga do DER orienta os servidores sobre a importância dos cuidados com a saúde metal

Prevenir e cuidar da saúde mental dos servidores do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), prestando assistência e apoio a esses profissionais, é uma preocupação do Governo de Rondônia. Com esse objetivo a direção-geral do DER disponibilizou atendimento psicológico aos servidores do DER.

Os atendimentos são realizados pela psicóloga, Elucinéia Mendes dos Reis, que explica “ Muitos pensam que o órgão é só máquina (trator, equipamento), mas, quem está por trás fazendo e operando tudo isso é o servidor, que às vezes está com algum problema em casa, alguma questão emocional mal resolvida, algum mal-entendido no local de trabalho. Além da conversar, elaboro e até faço, se necessário, encaminhamento ao Caps (Centros de Atenção Psicossocial) ou agendo com um psiquiatra, quando vejo que é um caso de depressão severa, transtorno de humor ou algo mais grave. Por isso a importância da prevenção e a preocupação com a saúde mental dos nossos servidores”, pontuou.

A psicóloga destaca que além do atendimento presencial, é disponibilizado o número de celular para que o servidor possa entrar em contato diretamente com ela. “Às vezes no momento de solidão esse servidor precisa conversar, buscar uma orientação. As consultas são sigilosas e o servidor tem essa tranquilidade ao relatar o seu problema”, esclareceu.

Os atendimentos estão sendo realizados em todas as residências regionais do DER. “Essa é uma determinação do governador, coronel Marcos Rocha, para que os servidores tenham um atendimento humanizado e que sejam valorizados, pois sem eles o DER não funciona. Não adianta ter máquinas de última geração, se os servidores estão doentes. Com a pandemia do coronavírus, os casos de ansiedade e depressão acabam atingindo ainda mais as pessoas e por isso os atendimentos psicológicos serão realizados rotineiramente”, finalizou do diretor-geral Elias Rezende.

Os servidores das cidades de Vilhena, Colorado, Chupinguaia, Cacoal, Pimenta Bueno, já receberam auxílio e cuidado emocional. Nesta semana foi a vez dos servidores da 5ª Residência Regional do DER em Rolim de Moura, na próxima semana serão os servidores da região Central do Estado.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Ricardo Barros
Fotos: Ricardo Barros
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo