25/04/2024

TREINAMENTO

Servidores do DER são capacitados para operar novos equipamentos de topografia

27 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Vinte técnicos, entre servidores lotados nas Residências Regionais e na sede do órgão na capital, estão participando do treinamento

São 20 técnicos, entre servidores lotados nas Residências Regionais e na sede do órgão na capital, em treinamento

Para atuar com mais agilidade e precisão nos projetos rodoviários, o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) adquiriu novos equipamentos de estação total, como GPS pós-processado e aparelho de RTK, que mede o tempo real cinemático para as equipes de topografia que fazem o levantamento de campo, acompanham e conferem as obras rodoviárias em execução.

Em parceria com a Geo Center, empresa fornecedora dos aparelhos, o DER promove capacitação voltada às equipes técnicas de engenheiros, geógrafos e topógrafos do órgão que irão utilizar os equipamentos em campo.

Pelo menos 20 técnicos, entre servidores lotados nas Residências Regionais e na sede do órgão em Porto Velho, estão participando até o dia 28 do treinamento iniciado nesta terça-feira (26), no Sindicato dos Engenheiros de Rondônia (Senge), com aulas teóricas e práticas.

Emerson Machado é engenheiro agrimensor do DER, e destacou a importância de investir em novas tecnologias e capacitação dos servidores. “O órgão está introduzindo equipamentos modernos, novas tecnologias na execução dos trabalhos de topografia e capacitar os profissionais para trabalhar com esses equipamentos é fundamental para o bom desempenho dos trabalhos desenvolvidos”, disse.

O engenheiro agrimensor e responsável pela topografia de Porto Velho, José Carlos Curvelo, pontuou as vantagens dos novos equipamentos. “Além de modernizar a infraestrutura de trabalho no órgão os novos equipamentos proporcionam mais precisão e rapidez na execução dos serviços desenvolvidos nas rodovias”, frisou.

O diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva, destacou que além dos novos equipamentos de topografia o órgão está adquirindo um laboratório de engenharia para analise de solo. “Esses novos equipamentos, tanto os de topografia quanto o laboratório de solos, irão contribuir muito na qualidade das obras rodoviárias, além de atender às condicionalidades do Termo de Ajuste  de Gestão, assinado junto ao Tribunal de Conta do Estado de Rondônia com o objetivo de melhorar o acompanhamento e fiscalização das obras desenvolvidas pelo DER”, reforçou.

Texto: Luana Lopes
Fotos: Luana Lopes