Governo de Rondônia
19/04/2024

BEM-ESTAR

Servidores do Detran recebem orientação sobre “Saúde Mental”

22 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Coordenadoria de Qualidade do Detran promove atividades em prol do servidor em alusão aos 33 anos da autarquia e também em comemoração ao Dia do Servidor Público que será na próxima segunda-feira (28)

Pensando no bem estar e na saúde mental de seus colaboradores, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia promoveu na segunda-feira (21), no auditório da sede administrativa do órgão, em Porto Velho, uma palestra sobre “Saúde Mental” em comemoração aos 33 anos de criação do Departamento e, também, em alusão ao Dia do Servidor Público, que será comemorado na próxima segunda-feira, dia 28.

A Coordenadoria de Qualidade (Cquali), pensando na saúde dos servidores do Detran, tem desenvolvido palestras visando à saúde e o bem-estar de seus servidores. O palestrante foi o psicólogo Pedro Lira, que trabalha há 30 anos no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II e também é professor universitário.

O palestrante falou sobre qualidade, equilíbrio e como evitar o estresse para manter uma boa saúde mental. Para muitos, saúde mental é não ter doenças mentais, contudo pessoas mentalmente saudáveis entendem que ninguém é perfeito e que todos possuem limites, e que nem tudo funciona para todas as pessoas. “É importante compreender que, diariamente, vivemos uma série de emoções como alegria, satisfação, tristeza, raiva e frustração, sentimentos que somos capazes de enfrentar com autocontrole no nosso dia a dia, a saúde mental está relacionada como cada pessoa reagi nas adversidades impostas no cotidiano”, disse o psicólogo.

Servidores do Detran são contemplados com dia de beleza em comemoração ao Dia do Servidor Público

“Estar bem mentalmente é estar bem consigo e com os outros, aceitar as exigências da vida, reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário”, afirmou o palestrante.

Claudiene Dias da Silva, coordenadora da Cquali, disse que o Detran está com uma série de atividades em prol das comemorações dos seus 33 anos e também em alusão ao Dia do Servidor Público.

Além de palestras direcionadas aos servidores, “estamos promovendo atividades como ‘Dia de Beleza’ nas unidades do órgão em Porto Velho, onde os servidores poderão fazer limpeza de pele e maquiagem, uma parceria com a Mary Kay, além do Movimento de Danças Circulares”, disse Claudiene Dias.

O que é Danças Circulares

Em 1984 chegou ao Brasil o Movimento de Danças Circulares e tem caído no gosto dos brasileiros porque é desenvolvida em grupo em roda e aos poucos as pessoas começam a internalizar os movimentos, liberando a mente e o corpo.

Danças Circulares como forma de cuidar do corpo e da mente

O objetivo principal da dança não é a técnica e sim o sentimento de união das pessoas, que ficam em roda de mãos dadas, apoiando e auxiliando uns aos outros. Danças Circulares são indicadas para pessoas de qualquer idade, auxiliando o indivíduo a tomar consciência de seu corpo físico, acalmar seu emocional, além de ajudar na concentração e memória.

Claudiene Dias disse que a Coordenadoria de Qualidade tem a função de cuidar do servidor do Detran, seja na qualificação profissional, ou seja, cuidando de sua saúde física e emocional.

O diretor geral do Detran, coronel Neil Gonzaga, se preocupa com o bem-estar do servidor, pois um profissional bem preparado e saudável irá atender bem o usuário e a Cquali trabalha com esse objetivo, disse a coordenadora.

Todas as atividades são desenvolvidas de forma programada para não atrapalhar o desenvolvimento dos trabalhos realizados nas unidades. “o resultado de todo investimento feito no servidor, seja na qualificação profissional ou em atividades que resultam no melhoramento na integração com os colegas e com o público externo é sempre muito positivo”, disse Claudiene Dias.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano/Alvi Neto
Fotos: Alvino Neto
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Educação, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo