Governo de Rondônia
28/03/2024

Servidores do Estado aderem à campanha de doação de sangue

17 de janeiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

0111A campanha que começou com uma visitação aos órgãos do PRM, levando a abordagem do tema e esclarecimento de dúvidas aos possíveis doadores.   “Uma campanha como essa, realizada em um órgão do governo é muito importante. Em primeiro lugar a conscientização e a solidariedade com o próximo, além do legado positivo que fica. O Informe da ação entre os doadores e seus familiares resulta muitas vezes em novos voluntários, como explicou o médico da Fhemeron Patrick Castro Alves, que acompanhou todo o processo.

A servidora do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Maysa Dias,  foi a primeira da lista a fazer a doação que já acontece há dez anos, desde quando  morava no município de Londrina, no Paraná. “Sinto-me útil sabendo que estou colaborando  com o meu sangue para as pessoas que necessitam”, declara.

03A servidora Ronisia Lenzi, da Secretaria de Educação (Seduc),  afirma que sempre teve vontade de ser doadora, mas estava acomodada, sempre esperando para o dia seguinte. Ela aproveitou o momento e não pensou duas vezes.  “Agora, já mais tranqüila, valeu a pena”, destaca.

Compartilhe o bem, doe sangue!

Para doar sangue, a pessoa deve estar com boa saúde, ter idade entre 18 e 65 anos, pesar acima de 50 quilos e não ter tido hepatite após os 10 anos e nem doença de Chagas. O candidato também não pode ter se submetido a exames de endoscopia ou broncoscopia, nem ter feito tatuagem nos últimos 12 meses. O prazo mínimo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres.

As pessoas interessadas em fazer parte do quadro de doadores de sangue em Porto Velho, podem procurar o Serviço Social da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron). O cadastro é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30m às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. A fundação fica localizada na  Rua Benedito de Souza Brito, s/nº – Setor Industrial  – ao lado do Hospital de Base.  Para mais informações basta entrar em contato no 0800 642 5744 ou (69) 3216-2234 / 5745.

04


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo