Governo de Rondônia
18/03/2024

SOLIDARIEDADE

Servidores do estado tornam real o sonho de 800 crianças doando presentes de Natal dentro do projeto Papai Noel dos Correios

12 de dezembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Acompanhada dos servidores estaduais, a primeira-dama Ester Lacerda fez a entrega dos presentes aos Correios

 

Pelo menos 800 crianças de quatro escolas da rede municipal de Porto Velho estão recebendo neste ano presentes doados por funcionários do estado, que estão tirando sonhos do papel ao adotar uma cartinha escrita por crianças de várias idades para o projeto Papai Noel dos Correios, apadrinhado neste ano pelo governo de Rondônia.

A entrega oficial dos presentes foi feita na manhã desta quarta-feira (12), sob a coordenação da Superintendência Estadual de Gestão de Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), em solenidade no Salão Nobre Rosilda Shockness, do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, ao som da orquestra sinfônica Villa Lobos, com a presença dos servidores, além do superintendente dos Correios em Rondônia, José Carlos Fosqueira; e da primeira-dama Ester Lacerda, coordenadora do Selo Unicef no estado, na ocasião representando o governador Daniel Pereira, que cumpre agenda oficial em Brasília.

No evento ainda foi realizado o lançamento oficial do selo e carimbo de natal que neste ano presta homenagem aos 200 anos da música Noite Feliz, que tem letra do padre Joseph Mohr e música de Franz Gruber. A canção que teve a primeira apresentação na Missa do Galo da capela São Nicolau, em Oberndorf (Áustria), é executada hoje em 45 idiomas e foi considerada patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no ano de 2011. Os selos e carimbo estão em circulação nacional.

Em todo o estado, conforme José Fosqueira, serão pelo menos dez mil crianças atendidas pelo projeto, cuja entrega será feita nas respectivas escolas com a presença do papai Noel. A estimativa é que em todo o País sejam cerca de um milhão de pedidos atendidos. As cartas adotadas pelos servidores do governo rondoniense são de alunos das escolas municipais Saul Bennesby, Areal da Floresta, Senador Olavo Pires e Ronilza Cordeiro.

Veja fotos do evento

No geral, as crianças pedem em sua maioria brinquedos, como bonecas, bolas, bicicletas, patinetes, skate ou material escolar e roupas, mas entre as várias cartinhas escritas à mão, como incentivo do projeto que visa tornar alegre o Natal de milhares de crianças e também estimular a leitura e a escrita, estavam duas de crianças do Nordeste que chamaram a atenção da coordenação. Uma delas, lida por Patrícia Naomi, 9 anos, violonista da Villa Lobos,  relata estar em tratamento de câncer e pede apenas oração para ser curada. A outra conta a falta que sente do carinho da mãe, que a abandonou quando criança, e encerra pedindo uma caneta e caixa de lápis de cor para desenhar uma história.

Selo e carimbo de Natal lembram 200 anos da música Noite Feliz

Ao agradecer a participação dos servidores, Ester Lacerda disse esperar que o projeto tenha continuidade nos próximos anos no CPA, por se tratar de uma “corrente de solidariedade e amor, que deve ser propagada”.

O Papai Noel dos Correios é um projeto de iniciativa dos funcionários que neste ano completa 29 anos. Aos 57 anos, o operador de triagem e transbordo dos Correios na capital rondoniense, José de Melo, disse que há pelo menos 20 anos representa o “bom velhinho” para as crianças. “Antes a gente fazia a entrega na residência das crianças, mas devido à expansão do projeto em todo o estado optamos por levarmos nas escolas, onde somos recebidos com grande festa e fazemos a alegria de muitas crianças, graças à contribuição de pessoas, como estes servidores, que se sensibilizaram e adotaram uma cartinha”, revelou.

De acordo com a coordenadora estadual, Josenilda Mota, a entrega às crianças será iniciada nesta quinta-feira (13). “Quem ainda não colaborou pode se dirigir à Agência Central dos Correios e adotar sua cartinha”, convidou.

Leia Mais:

 Governo de Rondônia apadrinha Projeto Papai Noel dos Correios

 Nutricionista alerta para cuidados com alimentação no natal e réveillon


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Jéferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo