Governo de Rondônia
19/04/2024

LABORATÓRIO

Servidores do Ipem são capacitados para verificação de medidores de energia elétrica em Rondônia

02 de setembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Os 10 servidores participaram de dois dias de capacitação

Os 10 servidores participaram de dois dias de capacitação

Nesta quinta e sexta-feira (1 e 2), 10 servidores do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) participam do Treinamento de Verificação de Medidor de Energia Elétrica no novo laboratório em fase de conclusão de instalação nas dependências do órgão.

A capacitação faz parte do processo para funcionamento do laboratório, que após aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Tecnologia e Qualidade (Inmetro), irá atender à demanda de verificações de medidores de todo o estado. Segundo a Eletrobras Rondônia, a demanda reprimida do serviço é de mais de 18 mil verificações.

Ministrando parte do treinamento teórico e prático aos servidores, o pesquisador do Inmetro Rodrigo Ozanan deu orientações sobre a Resolução 414/2009, da Aneel, no que diz respeito à verificação de medidores, e ainda o técnico em Metrologia e Qualidade do Inmetro, Henrique Alves, também explicou aos participantes sobre as Portarias 285/2008 (sobre medidores eletromecânicos de energia elétrica) e 587/2012 (sobre medidores elétricos de energia elétrica).

Na teoria, os profissionais repassaram ainda aos servidores os princípios de funcionamento do laboratório, com todo o processo e sistemática que devem ser obedecidos para a qualidade do serviço, além da emissão de relatórios finais. “Nesta primeira fase já estamos adiantando todos os procedimentos necessários, e no próximo ano, quando deve ser incluído também o trabalho de perícia, teremos outra capacitação”, explicou Ozanan. WhatsApp Image 2016-09-02 at 11.27.30(1)

O diretor da Gerência de Tecnologia do Ipem, Ronaldo Lessa, norteou os participantes sobre as normas e procedimentos gerais do laboratório. “Todo o contato do usuário será direto com a Eletrobras, nosso trabalho será receber os medidores e verificar o funcionamento através de ensaios na mesa de energia. Nossa bancada tem capacidade para 10 posições e a nossa meta será de 600 verificações por mês. Temos ainda a bancada de uma posição, onde o consumidor solicitante poderá acompanhar a verificação, através do painel de proteção, do trabalho realizado em seu medidor, mas tudo isso será através da Eletrobras”.

 A sexta-feira ficou reservada para a parte prática, onde os servidores puderam fazer testes de manuseio com os equipamentos, desde o momento de recebimento dos medidores até o resultado e lacre final.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Vanessa Farias
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Infraestrutura, Rondônia, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo