Governo de Rondônia
25/04/2024

VOLUNTARIADO

Servidores do Iperon participam nesta quinta e sexta-feira da campanha de doação de sangue

23 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Servidores  do Instituto de Previdência do Estado de Rondônia (Iperon) também estão participando da campanha “Doe Sangue, a Vida Merece Esse Gesto”, promovida pela  Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), desde o último  dia 14, quando se comemorou o Dia  Mundial do Doador de Sangue.

Rosália é doadora de sangue há 11 anos

Rosália é doadora de sangue há 11 anos

O Iperon mobilizou seus servidores, informando sobre os benefícios legais de ser doador, além da importância de salvar vidas. Muitos servidores se solidarizaram e se comprometeram a comparecer no Hemocentro nesta quinta (23) ou sexta-feira (24), datas agendadas pelo Instituto junto à Fhemeron para fazer a doação.

Rosália Barroso foi a primeira voluntária a se  apresentar. Ela conta que desde 2005 é doadora. “Fiz um concurso para a segurança pública e descobri que a doação me facilitaria com algumas exigências de exames, desde então faço doações sempre que posso”.

Além dela, o marido e os filhos também são doadores. “O bom desse gesto em família é que logo que dois dos nossos três filhos fizeram 18 anos também aderiram ao voluntariado”, disse Rosália, que também é doadora de medula óssea.

Outra voluntária, Edneide dos Santos , fez a tentativa pela segunda vez. “Na primeira, fui dispensada porque as taxas não estavam 100%. Espero conseguir agora”. Para ela, independente dos benefícios pessoais ou funcionais, é muito bom saber que pode contribuir com a melhora da saúde de alguém.

O Hemocentro é responsável pela captação e distribuição de sangue em todo o estado, seja para os hospitais públicos ou particulares. Todo doador é beneficiado pelo exame gratuito do sangue  e depois é informado se for diagnosticada algum tipo de doença que o incapacite para continuar doando.

A doação voluntária é incentivada no Brasil desde 1950, quando o então presidente, Eurico Gaspar  Dutra, sancionou a Lei 1075, concedendo aos servidores públicos civis e militares anotação do gesto de louvor na ficha funcional e dispensa do trabalho no dia da doação. A Lei 68, que trata dos direitos e deveres do servidor do Estado de Rondônia, assegura a dispensa  do serviço. Além disso, todo servidor público estadual que efetuar quatro doações de sangue no período de um ano à instituição mantida pelo poder público (Fhemeron) terá direito a oito dias de folga, sem nenhum prejuízo funcional, conforme a Lei 865/12/1999.

Em Rondônia, os candidatos ao serviço público em vagas oferecidas pelo estado ficam isentos do pagamento da taxa de inscrição, desde que sejam doadores de sangue, com comprovação por meio de carteira de identificação de doador, direito garantido pela Lei 1.134/12/2002.

Outro benefício para o doador de sangue, é o acesso a teatros, museus, cinemas, circos, feiras, exposições zoológicas, parques, pontos turísticos, estádio e congêneres com desconto de 50%, assegurado pela Lei 1.624 de 18 de maio de 2006, que fixa  as doações em mínimo de duas  vezes ao ano para a mulher  ou o máximo de três. No caso do homem, são pelo menos três  doações ou o máximo de quatro ao ano.

Nesse período não será computada a ausência  do serviço  por um dia para a doação de sangue, prevista no art. 135 da Lei Complementar 68 – Estatuto do Servidor de Rondônia.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alice Thomaz
Fotos: IPERON
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Concursos, Empresas, Governo, Inclusão Social, Previdência, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo