Governo de Rondônia
18/04/2024

SAÚDE DO TRABALHADOR

Servidores do Porto Público de Porto Velho participam de campanha de vacinação contra gripe H1N1

13 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Cerca de 60 servidores do Porto de Porto Velho foram imunizados na manhã desta sexta-feira (13) contra a gripe H1N1. A ação foi promovida pela Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e contempla o programa de ações prioritárias de segurança do trabalhador, tendo como intuito, levar bem-estar aos servidores.

Para a diretora administrativa e financeira da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), Elissandra Brasil do Carmo, a iniciativa demonstra a responsabilidade da diretoria executiva. “Não nos preocupamos apenas com o resultado ou com a quantidade produzida pelos servidores diariamente, mas também com as condições de saúde desse servidor e, em função disso, mobilizamos o maior número de ações para promover o bem-estar no ambiente laboral”, afirmou a diretora.

 

Gripe H1N1

O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública, não estando relacionado com epidemias.

Tipo A – são encontrados em várias espécies de animais, além dos seres humanos, como suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves.

As aves migratórias desempenham importante papel na disseminação natural da doença entre distintos pontos do globo terrestre.

Eles são ainda classificados em subtipos de acordo com as combinações de 2 proteínas diferentes, a Hemaglutinina (HA ou H) e a Neuraminidase (NA ou N).

Dentre os subtipos de vírus influenza A, atualmente os subtipos A(H1N1)pdm09 e A(H3N2) circulam de maneira sazonal e infectam humanos.

Alguns vírus influenza A de origem animal também podem infectar humanos causando doença grave, como os vírus A(H5N1), A(H7N9), A(H10N8), A(H3N2v), A(H1N2v) e outros.

O vírus influenza A (H7N9) é um subtipo de vírus influenza A de origem aviária.

Tipo B – infectam exclusivamente os seres humanos. Os vírus circulantes B podem ser divididos em 2 grupos principais (as linhagens), denominados linhagens B/ Yamagata e B/ Victoria. Os vírus da gripe B não são classificados em subtipos.

Tipo C – infectam humanos e suínos. É detectado com muito menos frequência e geralmente causa infecções leves, portanto apresenta implicações menos significativas de saúde pública.

Leia mais:

Estiagem dificulta navegação e governo planeja estratégias para aumentar a exportação em Rondônia

Diretoria de Infraestrutura Aquaviária do Dnit vistoria andamento das obras de Termo de Compromisso assinado com Porto Público de Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo