Governo de Rondônia
28/03/2024

MODERNIZAÇÂO

Servidores estaduais de Rondônia devem estar atentos aos prazos para atualização cadastral

04 de fevereiro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Setic aplicou tecnologia que aperfeiçoou o software para atualização cadastral


Para otimizar o processo de atualização de dados dos servidores públicos estaduais, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), simplificou o preenchimento de dados e definiu a atualização cadastral de acordo com o mês de nascimento de cada servidor. Iniciada em 18 de janeiro, a atualização cadastral de servidores públicos nascidos naquele mês terminará no próximo dia 24 de fevereiro. Devido a alguns ajustes no sistema, os servidores nascidos de março a dezembro devem fazer a atualização no primeiro dia do mês.

Com a customização do módulo e os novos serviços inseridos pela Setic no Portal do Servidor, cada um prestará informações de maneira prática e acessível ao Governo de Rondônia e ao eSocial (sistema informatizado da Administração Pública).

A Setic simplificou os campos a serem preenchidos, criando a expectativa do bom funcionamento do atendimento a todos os servidores. “A equipe da Setic empenhou-se em aplicar melhorias no software, para facilitar a performance e o rápido envio de documentos, e da mesma forma, com alterações de dados”, enfatizou a analista de sistemas, Maria Luíza Coelho Guimarães, responsável pelo módulo.

Conforme ela explicou, houve preocupação com a segurança do sistema em relação aos cadastrados em 2020. “Procuramos alterar apenas o campo das informações necessárias, evitando que o servidor forneça dados que já constavam no sistema; também melhoramos a forma como estão disponibilizados os textos de orientação em determinadas etapas da atualização”.

O especialista em Políticas Públicas da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), Gustavo Bodaneze, alerta para a pontualidade na adesão ao programa. Segundo ele, até quarta-feira (3), dos 4,5 mil aniversariantes de janeiro, pouco mais de mil enviaram seus dados. Restam 20 dias, a contar desta quinta-feira (4), ele informou.

INVESTIMENTOS TECNOLÓGICOS

Durante o período de pandemia mundial do novo coronavírus, a Setic trabalhou fortemente na instalação do sistema de telefonia VoIP (transmissão de voz por IP) para o atendimento na área da Saúde. Entre outras contribuições para fazer fluir melhor o setor, seus especialistas também facilitaram videoconferências entre cientistas, autoridades e funcionários da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).

Investimentos tecnológicos feitos pelo governo estadual tornaram referência (pela qualidade e utilidade) o Portal do Servidor, que, atualmente, une a melhor experiência à agilidade. Segundo a Setic, atualmente essa ferramenta pode ser utilizada “de modo menos tenso”. Além da customização, há facilidades em Recursos Humanos.

 

SAIBA MAIS

A atualização cadastral é medida obrigatória para todos os servidores. Ela é regida pelo Decreto 24.652, e possibilita pôr em dia dados pessoais dos servidores para o eSocial, plataforma do Governo Federal que congrega todas as obrigações trabalhistas e previdenciárias de uso obrigatório para o governo estadual. Ao mesmo tempo, permite a emissão de certidões, requerimentos e outros documentos.

O servidor estadual pode tirar dúvidas através do e-mail: atualizacaocadastral@segep.ro.gov.br.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Daiane Mendonça e Edcarlos Carvalho
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Legislação, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo