Governo de Rondônia
25/04/2024

CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Servidores Estaduais iniciam treinamento no Sistema de Convênio do Governo Federal em Porto Velho

27 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A primeira turma contou com mais de 30 servidores

Com objetivo de qualificar os servidores estaduais nos procedimentos para captação de recursos, disponíveis em outras fontes além das acessíveis por meio do Poder Executivo do Estado, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) iniciou ciclo de treinamento sobre o Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv), nesta semana. Trata-se de ferramenta desenvolvida pelo Governo Federal que possibilita a transferência de recursos federais às instituições interessadas por meio de convênios e contratos de repasse.

Como coordenadores da Rede Siconv em Rondônia, a equipe de Captação de Recursos instalada na Sepog é responsável pelo repasse das orientações aos servidores com base na diretriz do governador coronel Marcos Rocha, de estimular a busca de recursos federais para investimentos em projetos no Estado. Durante a abertura do treinamento, o assessor executivo da Sepog, Cleverson Brancalhão, destacou que mais de 100 servidores se inscreveram para participar da capacitação, por isso a necessidade de dividir o treinamento em quatro turmas. “O curso será dividido em dois módulos. Além dos servidores adquirirem conhecimento sobre como trazer os recursos para o Estado, também serão certificados como multiplicadores, podendo repassar o conhecimento aos demais servidores”, explicou.

Ministrada pelo técnico da Sepog, Eduardo Santiago, a primeira turma conta com o envolvimento de um pouco mais de 30 servidores. O coordenador de Captação de Recursos da Sepog, Ibaldeci Ferreira, explicou que desde 2016 Rondônia faz parte da Rede Siconv e tem acompanhado a evolução da ferramenta. “Além de todo o processo de captação dos recursos, a ferramenta ampliou sua funcionalidade, permitindo maior  transparência  aos gestores e cidadãos no acompanhamento da execução dos recursos. É de suma importância o envolvimento de todos neste processo. A ideia é estender a formação aos técnicos das prefeituras, demais Poderes, além de representantes do terceiro setor”, destacou.

Rede Siconv

A Rede Siconv, adotado pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério do Planejamento e Escola Nacional de Administração Pública, tem como objetivo melhorar os processos de gestão das  secretarias de Estado, prefeituras municipais e entidades do terceiro Setor (OSC) para aperfeiçoar a gestão dos recursos adquiridos através de transferências da União.

Leia mais:

Planejamento de Rondônia alinha missão institucional para aperfeiçoamento de ações

Informações sobre Empresas e Negócios serão integradas na plataforma do Observatório Estadual


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo