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Sábado, 27 de fevereiro de 2021

EVENTO OUVIDORIA

Servidores participam do 4º Encontro de Ouvidores e Interlocutores de Rondônia e discutem metas para este ano

10 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

No encontro participaram servidores e interlocutores de vários órgãos do Estado

O Encontro de Ouvidores e interlocutores do Estado de Rondônia acontece uma vez por mês e busca fortalecer os laços entre as ouvidorias e o Governo, para melhorar o atendimento ao cidadão. A ouvidoria é uma ferramenta de grande importância para os órgãos públicos,  funciona como um canal entre o cidadão e o respectivo órgão, levando as sugestões, elogios, denúncias, solicitações de informação e reclamações até o gestor público. No 4º encontro o ouvidor geral do Estado, coronel BM Silvio Luiz Rodrigues da Silva, apresentou as metas a serem cumpridas neste ano, entre elas a implantação de um novo sistema.

“Nós estamos implantando o sistema (e-Ouv) do Governo Federal, já assinamos com o Ministro Sérgio Moro no dia 16. A Diretoria Executiva de Tecnologia, Informação e Comunicação (Detic) já está montando o programa e logo os servidores e a população terão acesso ao e-Ouv.

A ferramenta vai funcionar de forma digital, qualquer pessoa poderá ter acesso. Segundo Silvio Luiz, o sistema já existe há alguns anos e está presente em cerca de 327 municípios do país. O e-ouv funciona como uma rede online, onde qualquer órgão ou entidade pública pode instituir os canais de ouvidoria. “Além da implantação desse sistema, temos ainda a intenção de criar a lei da ouvidoria, expandir a rede de ouvidoria para todo o Estado de Rondônia, e tornar ela cada vez mais acessível à população”.

Solange Batista afirma ser necessário a preparação para atender ao público

Hoje o governo trabalha com uma estimativa média de 8 mil manifestações entre pedidos de procedimentos, denúncias e reclamações que chegam até o governo anualmente. Solange Batista atua na ouvidoria da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, e explica que o encontro é para discutir estratégias, traçar metas e capacitar os servidores.

Ela relata que já teve que lidar com todo tipo de comportamento, e as capacitações lhe auxiliaram no bom atendimento.

“Ser ouvidor é um desafio, já que nós trabalhamos diretamente com diferentes tipos de pessoas. Recentemente atendi uma moça que estava visivelmente irritada e nervosa, onde tive que acalma-la, passar as orientações e pedir que ela retornasse depois. No dia seguinte ela retornou, pediu desculpas e acabou falando que enfrentava uma grave depressão. O meu papel foi ouvir ela e passar todas as informações de forma compreensiva a todo o momento” finalizou a servidora.

 

 

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Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Frank
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


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