Governo de Rondônia
16/04/2024

CAPACITAÇÃO

Servidores participam do curso de metodologias para dar celeridade em projetos do Governo de Rondônia

03 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Servidores aprendem metodologia ágil para agilidade de projetos

Nesta quinta-feira (2), no auditório da Escola de Governo de Rondônia, Maico Moreira, gerente de desenvolvimento da Superintendência do Estado para Resultados (EpR), realiza o curso de Metodologias Ágeis, para servidores do Estado. O curso segue até essa sexta-feira (3), e tem como principal objetivo orientar os trabalhadores na execução de projetos em curto espaço de tempo.

Servidores da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e Polícia Militar são orientados a fazer uso das diversas metodologias que existem. Essas orientações vão de acordo com o uso de uma metodologia, a Scrum, que é utilizada por Maico no setor de desenvolvimento da EpR e que tem trazido resultados econômicos em vários setores do governo.

Em aplicação do curso, o instrutor de metodologias fala que os usos dessas ferramentas vão sempre estar atrelados a um propósito. “A entrega frequente de um serviço é o que faz o produto ser utilizado antes mesmo de chegar no final da entrega”, complementa Maico.

Para o superintendente da EpR, Coronel Delner Freire, o uso dessa ferramenta implementa uma função importante para quando outras secretarias procuram os serviços da EpR. “A metologia tem mostrado que todo projeto atende diretamente a necessidade de alguém, isso tem dado resultado na prioridade dos serviços desenvolvidos pela superintendência”, fala Delner.

O CURSO

Em apresentação do curso, Maico mostrou respostas como “Não tenho tempo” e “Faço desse jeito há mais de 20 anos” e pediu para que os participantes identificassem quais seriam as possíveis perguntas para aqueles tipos de respostas. Muitos disseram que esses argumentos às vezes são usados por servidores.

Os integrantes do curso também pontuaram quais são os problemas encontrados nas suas respectivas secretarias. Criaram grupos e participaram de atividades que desenvolveriam aptidões para chegar a um objetivo final em grupo. Motivação, história, princípio, fluxos e personagens também são apresentados para melhor a aplicabilidade dos projetos no setor público.

Hudyson Barbosa, diretor executivo da EpR, fala que com uso dessas metodologias nas secretarias do governo, os projetos tendem a serem executados com maior eficiência e economia.

SERVIÇOS

Workshop: Metodologia ágil de projetos

Data/hora: 2 e 3 de maio das 8h às 13h

Local: Auditório da Escola de Governo (Térreo do Edifício Rio Jamari do Palácio Rio Madeira)

Saiba mais sobre a EpR


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cursos, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo