Governo de Rondônia
19/04/2024

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Servidores públicos da área de tecnologia são capacitados para garantir segurança nos sistemas de Rondônia

15 de abril de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Capacitação tem sido realizada por videoconferência devido restrições em combate ao coronavírus

Técnicos e analistas de Tecnologia da Informação e Comunicação da Superintendência do Estado para Resultados (EpR), órgão que trabalha diretamente com avanços tecnológicos no Governo de Rondônia, passam por capacitação sobre análise de vulnerabilidade. Com realização nesta terça-feira (14), por videoconferência, o curso contou com cerca de 50 servidores públicos participando.

A capacitação começou por volta de 11h, com término às 12h30. Os servidores conheceram características e ferramentas que auxiliam a segurança da informação. A EpR tem mantido quadro de cursos voltados diretamente para a área tecnológica. No começo do ano, a superintendência realizou encontros com diversas secretarias e órgãos para falar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que entraria em vigor em agosto.

O superintendente da EpR, coronel Delner Freire, disse que “o crescimento de sistemas informatizados no Governo de Rondônia e o uso contínuo de internet faz com que ações como essas, para consolidar a segurança da informação, sejam realizadas”.

Os servidores públicos puderam conhecer a diferença entre vulnerabilidade, ameaça e risco, conceituar incidente de segurança, explicar fluxos de vulnerabilidades e também tiveram conhecimentos das ferramentas utilizadas na análise feita na EpR. A capacitação foi realizada pelo analista em Tecnologia da Informação e Comunicação da gerência de infraestrutura da EpR, Tiago Lopes de Aguiar, que também é bacharel em Direito, Tecnólogo em Redes de Computadores, especialista em Gestão e Governança de Tecnologia da Informação, Pós-Graduado em Direito Digital, e advogado atuante na área de Direito Digital e Compliance.

De acordo com o gerente de infraestrutura da EpR, Gabriel Carrijo, “as palestras fazem parte de um programa de capacitação e conhecimento. São ações que visam o aperfeiçoamento da equipe”. Segundo o gerente é esperado parcerias com outros órgãos do governo, para trazer ações como esta.

Leia Mais:

 Atividades educacionais seguem na rede estadual de Rondônia por meio da internet

 Rondônia atualiza Plano de Contingência para medidas de prevenção e controle da infecção humana pelo coronavírus

 EpR promove facilitação e mentoria de “Lean Inception” no TJ


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Daiane Mendonça e Arquivo EpR
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Evento, Governo, Rondônia, Segurança, Servidores, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo