Governo de Rondônia
28/03/2024

CARNAVAL

Servidores públicos participam de abertura da semana de prevenção a DST/Aids e hepatites virais

01 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Solenidade de abertura da mobilização contra as doenças sexualmente transmissíveis e  semana de prevenção do servidor público.

Solenidade de abertura da mobilização contra as doenças sexualmente transmissíveis e Semana de Prevenção à Saúde do Servidor Público foi realizada no prédio Rio Pacaás Novos

O Governo de Rondônia promoveu nesta segunda-feira (1), no Palácio Rio Madeira em Porto Velho, a abertura da mobilização contra as doenças sexualmente transmissíveis, aids e hepatites virais no carnaval; e a Semana de Prevenção destinada ao servidor público.

No período de 1º a 5 de fevereiro, no ambulatório do primeiro andar do Prédio Pacaás Novos, no Palácio Rio Madeira, estarão sendo realizadas testagens rápidas de HIV e hepatite, vacinação contra a hepatite B e tríplice viral, que previne de sarampo, caxumba e rubéola.

“Precisamos trabalhar na prevenção que representa 80% dos problemas de saúde”, destacou o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel.

O secretário frisou que a Sesau em parceria com Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos (Sugesp) e a Agencia de Vigilância e Saúde (Agevisa) estão trabalhando para implantar o núcleo de saúde do servidor no Palácio Rio Madeira para prestar assistência dentro da linha de prevenção.

A servidora Wanda Arruda já aproveitou a oportunidade para realizar o teste rápido de HIV e tomar a vacina contra a hepatite B. Ela elogiou a iniciativa. “O governo está de parabéns ao realizar uma ação como esta, que facilita o acesso do servidor aos procedimentos de saúde”, exaltou.

A servidora Wanda Arruda, aproveitou a oportunidade para realizar o teste rápido

A servidora Wanda Arruda, aproveitou a oportunidade para realizar o teste rápido

Além de oportunizar ao servidor melhor acesso aos procedimentos de testes e vacinações, a ação conta com a participação Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), que disponibiliza no Palácio Rio Madeira cadeiras para doação de sangue.

“Sabemos que a necessidade de bolsas de sangue aumenta neste período carnavalesco, e no Palácio Rio Madeira circulam diariamente aproximadamente 10 mil pessoas entre servidores e visitantes, com as cadeiras disponíveis para doação e com a sensibilização dos servidores para a importância de doar sangue, acreditamos poder contribuir com o estoque da Fhemeron”, explicou a titular da Sugesp, Isis Queiroz.

Durante a solenidade, as autoridades alertaram ainda sobre a prevenção e os cuidados para combater o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. A diretora-geral da Agevisa, Arlete Baldez, ressaltou que através do Comitê Estadual de Combate ao Aedes Aegypti, o governo de Rondônia está realizando várias ações para combater o mosquito. “Não podemos relaxar nos cuidados em eliminar os criadouros para não deixar que o mosquito nasça, fique adulto, infeste o ambiente e contamine as pessoas”, destacou.

Durante a semana de prevenção no carnaval e saúde do servidor, serão distribuídos ao público do Palácio Rio Madeira e demais pessoas que frequentam o local, material informativo (folders e cartilhas) e insumos de prevenção (camisinhas) masculino e feminino.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Maicon Lemes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo