Governo de Rondônia
18/04/2024

CELERIDADE

Servidores são capacitados a utilizar novo modelo de certidão que vai dar celeridade a processos de aposentadoria

24 de fevereiro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Doze servidores da Segep participam do treinamento do novo modelo de Certidão de Tempo de Serviço (CTS) nos moldes do e-Estado

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), realizou nesta quarta-feira (24) no auditório da Escola de Governo, o primeiro Treinamento do Novo Modelo de Certidão de Tempo de Serviço (CTS) nos moldes do e-Estado (Sistema de Autenticação do Estado de Rondônia). O treinamento reuniu cerca de 12 servidores da Segep, distribuídos em duas turmas.

O objetivo é dar celeridade aos processos de aposentadoria, afastamento para aguardar aposentadoria em casa, abono permanência, solicitações de certidões para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) e outros sistemas previdenciários. O novo sistema passa a ser implantado em Rondônia assim que os servidores no Núcleo de Cadastro de Pessoal (NCP) da Segep forem totalmente capacitados.

Novo sistema passa a ser implantado em Rondônia assim que os servidores forem capacitados

Em 2019, cerca de 13 mil processos aguardavam andamento no NCP, segundo o superintendente da Segep, Silvio Luiz Rodrigues da Silva. Hoje, ainda restam 4.108 processos diversos na fila de espera, destes 587 processos de aposentadoria devem ser concluídos nos próximos meses. “Estamos avançando na tecnologia. Este é apenas o primeiro passo. Antes, nós atualizávamos documentos como certidões, ficha funcional, cálculo de tempo de serviço, tudo de forma manual e demorava no mínimo uma hora e meia. Agora, conseguimos acessar o processo digital em no máximo em três minutos. Essa agilidade deve ajudar, principalmente nos processos de aposentadoria. Com essa melhoria, tenho muita fé que ainda nesse Governo, vamos zerar os números do Núcleo de Cadastro de Pessoal”, frisa Silvio Luiz.

A chefe do setor de Cadastro Pessoal da Segep, Shirlene Nascimento da Costa, é umas das coordenadoras do treinamento. Ela garante que o novo modelo a ser implantado trará agilidade e menos burocracia para as demandas do setor. “A emissão das certidões de tempo de serviço até esse momento eram feitas manualmente, o que demandava tempo, a demora ocorria pela forma como nós reuníamos todas as documentações. Com o e-Estado já é possível armazenar todas as informações dos servidores, e quando gerada a certidão, a contagem do tempo de serviço e funcional do contribuinte é feita de forma automática”, explica Shirlene.

A auxiliar administrativa Dilma Candida de Sousa, que trabalha com a geração de certidões de aposentadoria desde 1986, participou do treinamento. “Me sinto privilegiada, sendo reconhecida de todas as maneiras porque para desenvolver nosso trabalho com celeridade, principalmente na parte de aposentadoria, preciso interagir com esse curso que está sendo oferecido para gente”, relata a servidora.

O especialista em Políticas Públicas, Gustavo Bodaneze, que realizou o treinamento avalia a atividade como fundamental para a capacitação dos servidores “A certidão é basicamente um relatório que o sistema emite com as informações que são inseridas no software. Agora, feito de forma digital, ficou mais simples. Mas, o mesmo avanço que tivemos em dois anos com o e-Estado, outras regiões do Brasil demoraram muito mais para desenvolver o mesmo sistema”, conclui o especialista.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marina Espíndola
Fotos: Edcarlos Carvalho
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Governo, Previdência, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo